PERFIL DO DEPUTADO

Dep. Antônio Pessôa
DADOS PESSOAIS

Nome: Antônio Pessôa da Costa e Silva

Profissão: Professor, Advogado e Jornalista

Nascimento: 04/09/1853, Jeremoabo-BA

Falecimento: 09/07/1942

Filiação: Guilherme Joaquim da Costa e Silva e Francisca Gomes Pessôa da Costa e Silva

Cônjuge: Valeriana Gomes Pessôa - (1º casamento) Francisca de Queiroz Pessôa - (2º casamento)

Filhos: Antônio Pessôa Júnior, Astor, Mário, Arthur, Alice, Júlia, Isaura e Maria Pessoa da Costa e Silva

Formação Educacional Curso preparatório no Seminário de São Joaquim, Salvador-BA, desistiu da carreira eclesiástica, dedicou-se ao magistério público, estudou com afinco as leis processuais do país, recebendo do antigo Tribunal de Relação da Província, a provisão de Advogado (Rábula).
Atividade Profissional Professor primário em Santo Antonio da Gloria e advogado provisional pelo antigo Tribunal de Relação da Província. Fundador da Cooperativa do Banco de Crédito Popular de Ilhéus-BA. Membro do Ministério Público; conselheiro e presidente de Conselho Municipal de Ilhéus. Promotor da Comarca de Conquista-BA, 1879, Canavieiras-BA e Ilhéus, 1883. Nomeado pelo Ministro da Agricultura, Conselheiro Carneiro da Rocha, para o cargo de secretário da Comissão de Açudes e Irrigação, Ceará-CE, retornou em 1887 para Ilhéus. Fundador e o primeiro Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus (Hospital São José), membro da Irmandade do Senhor dos Passos. Fundador e Redator dos jornais Gazeta de Ilhéus, jornal de Ilhéus e Correio de Ilhéus. Presidente de Honra da Filarmônica Santa Cecília. Membro do Partido Democrata.
Mandato Eletivo Eleito deputado Provincial para a 27º legislatura, 1888-1889. Prefeito de Ilhéus-BA, 1899. Deputado estadual na 11ª e 12ª legislatura, 1911-1914. Senador estadual, 1915-1926.
Atividade Parlamentar Na Câmara Estadual dos Deputados, presidente na 11ª e 12ª legislaturas, 1912-1914.
Compartilhar: