PERFIL DO DEPUTADO

Dep. Antônio Albuquerque
DADOS PESSOAIS

Nome: Antônio Araújo Costa de Albuquerque

Profissão: Médico

Nascimento: 27/05/1904, São João do Piauí-PI

Falecimento: 03/01/1987

Filiação: Deusdedit Rodrigues de Albuquerque e Maria Assunção Araújo Costa de Albuquerque

Cônjuge: Clélia Ribeiro de Albuquerque

Filhos: Antônio Fernando, Gilka Maria e Maria da Graça

Formação Educacional Cursou o Primário e o Secundário em Remanso-BA. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, Salvador-BA, 1931.
Atividade Profissional Estagiário de medicina na clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil, Salvador, 1929-1931. Médico Clínico, Remanso e Barra do Rio Grande-BA. Professor de Higiene Geral e Educação Escolar e de Ciências Naturais no Colégio Eufrásia, Barra do Rio Grande. Diretor do Posto de Higiene, Santa Antônio de Jesus-BA, 1938. Médico da Santa Casa de Misericórdia, Santo Antônio de Jesus, a partir de 1939. Médico da Divisão Técnica Central do 1º Centro de Saúde, Salvador-BA, onde se aposentou, 1959.
Mandato Eletivo Eleito vereador, Barra do Rio Grande, 1938, e Santo Antônio de Jesus, 1951-1954. Suplente de deputado estadual pela UDN, 1963-1967, assumiu por diversos períodos.
Atividade Parlamentar Na Câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus, vice-presidente da Mesa Diretora.
Condecorações Título de cidadão Santo-Antoniense pela Mesa da Câmara de Vereadores, 1967; título de Irmão Benemérito da Escola das Mercês, Santo Antônio de Jesus; diploma de Mérito Ético Profissional outorgado pelo Conselho Regional de Medicina, 1981, homenagem prestada pelo trabalho de 46 anos de dedicação aos menos favorecidos pelo Posto de Saúde e Assistência Social, Santo Antônio de Jesus, 1984. Homenageado com seu nome no Conjunto habitacional "Antônio Araújo Costa de Albuquerque" e "Policlínica Municipal Drº Antônio Albuquerque", Santo Antônio de Jesus.
Obras e Trabalhos Tese de doutoramento "O Pâncreas nas pertubações nutritivas do lactente", 1931.
Compartilhar: