Terça-feira , 28 de Janeiro de 2020

HOMENAGEADO

CIDADÃO BAIANO

ÁLVARO RABELO ALVES JÚNIOR

Legislatura: 14 - 1999/2003
Parlamentar: Não
Forma de entrega: Presencial
Pessoa de recebimento: Álvaro Rabelo Alves Júnior
Data da sessão: 08/10/2009
PROPONENTE(S) DA HOMENAGEM
ADERBAL FULCO CALDAS

DADOS DA BIOGRAFIA

Nome: Álvaro Rabelo Alves Júnior
Profissão: Médico e Professor
Nascimento: 22/01/1934, Recife, Pernambuco
Sexo: Masculino
Personalidade Política: Não
FORMAÇÃO EDUCACIONAL Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, 1957; especializou-se em Cirurgia no Hospital Universitário Profº Edgard Santos e na Harvard University (EUA).
ATIVIDADE PROFISSIONAL Na UFBA professor auxiliar 1959, assistente 1960, adjunto 1964 e titular em 1976. Professor titular em Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Faculdade de Medicina da UFBA. Chefe da unidade da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular - UCCV do Hospital Universitário Professor Edgard Santos - HUPES / UFBA; chefe do laboratório de pesquisa cirúrgica. Consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico - CNPq, para projetos de pesquisa e bolsas científicos na área de cardiologia. Consultor da Capes na área de Cirurgia Cardiovascular; Coordenador e professor dos cursos de mestrado e doutorado em Cirurgia na Faculdade de Medicina; membro titular em Cirurgia Torácica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Fellow em Cirurgia Torácica do American College of Surgeons. Fundador e presidente da Fundação Baiana de Cardiologia-FBC, 1991, Salvador-BA. Presta atendimento a população carente do Estado, através do SUS e FBC/UCCV.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Resolução nº 1312 - 12/12/2002. Sessão Especial: 08/10/2009.
MISSÕES: Destaque 2rd Internacional Congress on Heart Diseases com o Projeto Telecardio de Assistência médica à distância em Washington - EUA, 2001. Apresentação de trabalhos no Congresso Mundial de Cardiologia em Sydney - Austrália. Participante nos testes de uma nova droga para o infarto agudo do miocárdio, Viena - Áustria.

Compartilhar: