MÍDIA CENTER

Petista congratula-se com o povo de Lauro de Freitas

Publicado em: 03/08/2005 11:23
Setor responsável: Diário Oficial

Lauro de Freitas completou 43 anos de emancipação política no último dia 31 e, para marcar a data, o deputado Paulo Rangel, do PT, apresentou moção de congratulação parabenizando o município e a população local. No documento, ele relata que a localidade despontou na história do estado no século XVI, quando foi instalada no local uma missão jesuíta que deu origem em 1758, por influência da família D?Ávila, possuidora das terras da missão, à Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. Originou-se daí a "belíssima" Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, construída em meados do século XVII, que se tornou uma edificação com a maior representatividade histórica.

O deputado lembra que o nome do município homenageia o engenheiro e político Lauro Farani Pedreira de Freitas, que faleceu em plena campanha para governo do estado em acidente aéreo em Bom Jesus da Lapa, no dia 11 de setembro de 1950.

Localizado na Região Metropolitana de Salvador, o município litorâneo conta com cerca de 130 mil habitantes, tendo em sua localização geográfica um dos principais fatores para seu desenvolvimento. A proximidade com Salvador, com o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães ? com pouca distância de Camaçari e do Centro Industrial de Aratu ? é fato que contribui para que ele seja o 3o colocado como um dos mais industrializados da Bahia, conta o parlamentar.

Ainda de acordo com Rangel, o crescimento industrial de Lauro de Freitas e a criação do Pólo Petroquímico de Camaçari estão intimamente ligados, pois grande parte dos trabalhadores do pólo mora na cidade, principalmente pela estrutura que ela oferece, com muitas opções de moradia, lazer e escolas. Ele destaca também que o município está cortado por três rios parcialmente poluídos, o que vem causando ao longo do tempo uma devastação e um processo de degradação ao meio ambiente.

"Mas com a eleição da prefeita Moema Gramacho, que tem como um dos objetivos de seu mandato o desenvolvimento do turismo sustentável e outros incentivos à proteção do meio ambiente, acreditamos que a cidade crescerá de forma ordenada e consciente", prevê Paulo Rangel.

Ele considera que, com menos de um ano de mandato, a prefeita tem conseguido melhorias e inovações significativas para o município, a exemplo do orçamento participativo, onde a comunidade tem o direito de participar na aplicação dos recursos públicos; a implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu); a promoção de políticas pú-blicas para a igualdade racial; a implantação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e de três pólos industriais, fazendo com que o município cresça economicamente e humanamente, sem esquecer a inclusão social de sua população.



Compartilhar: