MÍDIA CENTER

Pedida água para comunidades

Publicado em: 03/08/2005 11:23
Setor responsável: Diário Oficial

A deputada Jusmari Oliveira (PFL) apresentou na Assembléia Legislativa uma indi-cação endereçada ao governador Paulo Souto solicitando a construção do sistema de abastecimento de água das comunidades de Mantiqueira, Bezerro e Correio a Palmeiras, no município de Barreiras. A parlamentar defende que as obras, que devem ser realizadas pela secretaria competente, comecem a partir do sistema já existente da Embasa, na comunidade de Barreiras Sul, no mesmo município.

"A região de Mantiqueira, Bezerro e Correio a Palmeiras é conhecida como ?Cinturão Verde?, pela vocação do povo que lá habita de trabalhar incessantemente, desafiando o sol escaldante e os acidentes geográficos do seu terreno, produzindo hortaliças para abastecer o mercado de Barreiras", informa Jusmari.

O trabalho realizado pela população das localidades também é ressaltado pela autora da moção. "Homens, mulheres, jovens e crianças se dedicam exclusivamente às suas pequenas propriedade durante a semana, produzindo alface, coentro, cebolinha e outras hortaliças", afirma a deputada, acrescentando que todos os sábados, ainda madrugada, as mulheres, conduzindo "carruagens com seus cavalos adentram a cidade de Barreiras", entregando sua produção porta a porta e, também, expondo para venda na Pedra do Mercado Municipal.

"Este povo, valoroso e valente, ao retornar para suas casas, convive ainda com a difi-culdade de não ter água boa para beber. A água é salobra e calcárea, pois é extraída do subsolo. Várias tentativas e vários estudos realizados pela Cerb e por outros órgãos do governo não tiveram sucesso devido às dificuldades de recursos hídricos na região", destaca Jusmari, explicando que a captação do sistema Barreiras Sul, que fica a 15 km do "Cinturão Verde", é a única alternativa de se fazer justiça às mais de 30 famílias destas localidades.



Compartilhar: