MÍDIA CENTER

Deputado parabeniza Gandu pelos 47 anos

Publicado em: 04/08/2005 17:39
Setor responsável: Diário Oficial

No dia 28 de julho, o município de Gandu completou 47 anos de emancipação político-administrativa. Nessa mesma data, o deputado Aderbal Fulco Caldas (PP) deu entrada na Assembléia Legislativa em uma moção de congratulações à população do município para registrar o fato nos anais da Casa. No documento, o parlamentar lembra que "quando teve início a expansão da lavoura cacaueira, na primeira metade do século passado, seus pioneiros encontraram terras propícias ao desenvolvimento da nova cultura e se fixaram em terras onde atualmente está encravado o município de Gandu."

O parlamentar relata assim a evolução da luta pela emancipação. "Já em 25 de junho de 1910, a localidade conquistou a condição de distrito, integrado ao então município de Santarém, cuja denominação foi mudada e permanece atualmente como Ituberá". Ele acrescenta que, com o passar dos anos e a expansão de toda aquela área, a Assembléia Legislativa aprovou a autonomia política e administrativa através da Lei 1.008, de 28 de julho de 1958.

Situado às margens da Rodovia Mário Covas, "a popular BR-101", e distante de Salvador cerca de 290km, Gandu se destaca, conforme diz o deputado, por ser uma referência na região sul da Bahia, "não apenas pelo privilégio da localização geográfica, mas, sobretudo, pelo dinamismo do seu povo, ordeiro e trabalhador, e pela fecundidade de suas administrações públicas, a exemplo do atual prefeito Manoel Cardoso Dantas", elogia. Aderbal Caldas destaca também que a palavra Gandu é de origem indígena, significando "jacaré grande."



Compartilhar: