Quinta-feira , 02 de Julho de 2020

Gaban parabeniza a população de Pedro Alexandre

Publicado em: 05/08/2005 08:42
Setor responsável: Diário Oficial

O deputado Gaban (PFL) apresentou moção de congratulações ao município de Pedro Alexandre pela passagem de seu 43o aniversário de emancipação política, comemorado no último dia 28. No documento, o parlamentar relembra a origem da localidade, relatando que no ano de 1823 o alagoano Pedro Alexandre, homem de muita bravura e idéias desenvolvimentistas, dedicou-se à cultura do algodão, importando três anos mais tarde uma máquina beneficiadora do produto, trazida do porto de Aracaju no lombo de bois e de burros, o que mais tarde ajudou a fundar o povoado de Serra Negra. O local passou então a ser o maior produtor de algodão da região, animando os fazendeiros das localidades vizinhas, que passaram a investir na comunidade. O nome da cidade é, portanto, uma homenagem ao seu benfeitor e pioneiro.

Distante de Salvador 423km por via rodoviária ? informa o parlamentar pefelista ?, atualmente Pedro Alexandre conta com uma população de 17 mil habitantes, tendo seu principal pólo econômico voltado para a atividade agropecuária. Gaban lembra que o primeiro prefeito do município foi Eraldo Carvalho e diz que "a Assembléia Legislativa da Bahia solidariza-se com seus habitantes, através do prefeito Salorylton de Oliveira, desejando-lhes votos de progresso e desenvolvimento social e econômico."