Quinta-feira , 14 de Novembro de 2019

Crisópolis é homenageada por Paulo Azi

Publicado em: 16/03/2006 18:15
Setor responsável: Diário Oficial

A passagem dos 44 anos de emancipação de Crisópolis, cidade localizada a  201 Km de Salvador, foi destacada pelo líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Paulo Azi (PFL), através de moção de congratulações. A área onde hoje está erguida Crisópolis integrava o município de Itapicuru e seu povoamento iniciou-se na segunda metade do século 19, por fazendeiros que ali se estabeleceram, formando as fazendas Dendê de Cima e Dendê de Baixo. Com a chegada de Antônio Conselheiro na década de 1880, formou-se o povoado de Bom Jesus, onde o "profeta do sertão" construiu uma igreja e um cruzeiro, e onde habitou por um bom período.

Em sua moção, Paulo Azi retoma a história de Crisópolis, município inicialmente criado com o nome de Vila Rica e com o território do distrito de Bom Jesus, que foi desmembrado de Itapicuru por lei estadual de 26.08.1898. Em 1901 foi extinto e anexado a Itapicuru. Dezessete anos depois, em 14.05.1918, foi restaurado por lei estadual, mas sua sede foi transferida para a povoação de Cajueiro (atual sede do município de Acajutiba).

O município foi novamente extinto e anexado ao de Esplanada, sendo restabelecido, com território desmembrado de Esplanada por decreto estadual de 01.06.1933. Outra vez foi extinto e mais uma vez incorporado a Itapicuru. Restaurado, definitivamente, por lei estadual de 12.03.1962, com o território do distrito de Crisópolis, desmembrado de Itapicuru. A sede, criada com o topônimo de Bom Jesus, em 1898, alterado em 1938 para Crisópolis, foi elevada à categoria de cidade quando da última criação do município.

Crisópolis destaca-se na agricultura, principalmente pela produção expressiva de amendoim, batata-doce e mandioca, além de feijão e milho. No setor de bens minerais é produtor de argila e calcário. Na sua homenagem, o líder do governo avalia que, com a atual administração municipal voltada para a prosperidade,  tendo como gestor o prefeito José Santana, muito em breve grandes mudanças serão implementadas no município, com ênfase para geração de emprego e renda, enfim, aprimorando a qualidade de vida dos seus habitantes. "Afinal, a administração municipal tem direcionado esforços especificamente para implantação de melhorias em infra-estrutura urbana e rural, saúde, educação, habitação e segurança pública", ressaltou Paulo Azi.