Secretário mostra cumprimento de metas fiscais no quadrimestre

Publicado em: 02/10/2006 00:00
Setor responsável: Diário Oficial

Em audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento, sob a presidência do deputado Paulo Câmera (PFL), o secretário da Fazenda do estado, Walter Cairo, mostrou ontem, na Assembléia Legislativa, os números referentes ao cumprimento das metas fiscais do segundo quadrimestre deste ano (maio a agosto), conforme determinação contida na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Conforme dos dados apresentados pelo secretário, a Bahia registrou no período o resultado primário de R$ 1,13 bilhões. A receita total de R$ 9,88 bilhões, menos a despesa total de R$ 9,49 bilhões, resultou em um superávit orçamentário de R$ 398,47 milhões. Houve também redução da relação entre a dívida e a receita, que caiu para 1,03, abaixo do máximo de 2,0 permitido pela lei. Com este desempenho, mais uma vez o estado demonstrou cumprir as metas estabelecidas pela LRF.

Em sua explanação, Walter Cairo disse que tais números têm por finalidade explicitar a capacidade do estado de honrar o pagamento do serviço de sua dívida. “É através desse resultado que a Bahia demonstra o grau de autonomia para, utilizando suas receitas próprias e transferências constitucionais e legais, honrar os pagamentos das suas despesas correntes (inclusive as de pessoal e transferências a municípios), das suas despesas de capital (aí incluídos os investimentos) e ainda gerar poupança para atender ao serviço da dívida”, explicou.