Quarta-feira , 11 de Dezembro de 2019

ALBA Cultural lança nova edição da Coleção Memória da Bahia

Publicado em: 15/05/2019 11:51

BiraPaim/AgênciaALBA
Em uma parceria da Assembleia Legislativa da Bahia, por meio do selo ALBA Cultural, com a Fundação Econômico Miguel Calmon, gestora do Museu Eugênio Teixeira Leal, Memorial do Banco Econômico, será lançada nesta quarta-feira (15) a quinta edição da Coleção Memória da Bahia. A obra reúne palestras realizadas entre 1985 e 1995 por filhos que falam da carreira do pai ou da mãe, por alunos que tratam dos seus mestres e personalidades que palestraram sobre sua terra natal.

O lançamento da Coleção Memória da Bahia – Meu Pai, Meu Mestre, Minha Terra ocorrerá a partir das 17h no Museu Eugênio Teixeira Leal, na Rua do Açouguinho, número 1, no Pelourinho, em Salvador, mesmo endereço no qual funcionou a sede do Banco Econômico, instituição importante no desenvolvimento da Bahia e na difusão da cultura do estado.

As palestras realizadas foram gravadas em fitas cassetes e fotografadas, cujas imagens ilustram a edição a ser lançada nesta quarta. A primeira parte da obra, Meu Pai, começa com a exposição feita por Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza na palestra sobre seu pai Zitelmann de Oliva. O segundo texto “Edgard Matta, Meu Pai” é assinado pelo filho João Eurico Matta. Em seguida, Consuelo Pondé de Sena assina a palestra “Edístio Pondé, Meu Pai”. A quarta palestra destacada na edição tem como título “Magalhães Netto, Meu Pai”, texto escrito pelo filho José Maria de Magalhães Netto.

“Luís Viana Filho, Meu Pai” é o título da palestra proferida por Lia Viana Queiroz. A sexta exposição que consta na obra é “Jaime Villas-Boas Filho, Meu Pai”, de Jaime Villas-Boas Neto. Na sequência, está “Edgar Santos, Meu Pai”, cujo autor é Roberto Santos. A oitava explanação com registro na coleção é “Simões Filho, Meu Pai”, capitaneada por Renato Simões. “Stella Calmon Navarro Teixeira da Silva, Minha Mãe”, foi a palestra proferida pelo filho Luiz Carlos Calmon Navarro Teixeira da Silva e que também ganhou destaque na quinta edição da Coleção Memória da Bahia.

“Luiz Navarro de Britto, Meu Pai” é o texto escrito por Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho e é o décimo capítulo da obra. Em seguida, Francisco Marques de Goés Calmon Neto assina a palestra sobre a trajetória de Inocêncio Calmon, o seu pai. Outra exposição é “Raul Chaves, Meu Pai”, rubricada pelo filho Antonio Luiz Chaves.

A segunda parte é chamada de “Meu Mestre” e reúne três palestras de estudantes que homenageiam seus docentes. “Adriano Pondé, Meu Mestre” é o título do texto articulado por Thomaz Cruz. Leda Jesuino é a responsável pela palestra “Peter e Irene Baker, Meu Mestre”. O último texto do segmento é intitulado “Aloysio de Carvalho Filho, Meu Mestre”, assinado por Afonso Maciel Neto.

A terceira e última parte intitulada “Minha Terra” traz palestras sobre Juazeiro, de autoria do Padre Luna; Ilhéus, de Soane Nazaré de Andrade; e Cachoeira, em texto de Laudílio Guimarães Mello.

A Coleção Memória da Bahia se iniciou com a primeira edição focada em palestras que tratavam do patrimônio, arquitetura, urbanismo e histórias de Salvador, além da religiosidade. O segundo volume teve como conteúdo a arte e a literatura. A terceira edição foi integrada por textos que versavam sobre economia, comércio, política e finanças da Bahia.

A quarta e mais recente edição lançada tratou da mulher e de personalidades baianas com conteúdo extraído do ciclo de palestras realizadas no Museu Eugênio Teixeira Leal. O quarto volume contém, entre outros, palestras dos professores José Martins Catharino, Ruy Simões, Edivaldo Boaventura, Paulo Maciel, Lamartine Lima, Celina de Araújo Scheinowitz e Édson Guimarães Gottschalk. Bem como dos jornalistas Terezinha Cardozo, Afonso Maciel e João Falcão; e dos cientistas Elsimar Coutinho e Maria Theresa Pacheco, entre outros.

Dentre os temas presentes nos discursos dos autores, estiveram: “Francisco de Sá – A Pessoa e o Dirigente”; “Estresse e o Sexo na Vida da Mulher Moderna”; “Senhora Góes Calmon ditou Décadas de Fidalguia”; “Fui Secretária do Reitor Miguel Calmon”; “Sexualidade Humana Ontem e Hoje”; “Miguel Calmon e a Reforma da Universidade”, “Américo Simas, um Professor Universitário”; “A Outra Face de Orlando Gomes”; e “Wanderley Pinho nos Leva de Volta aos Salões”.