Sexta-feira , 18 de Outubro de 2019

MÍDIA CENTER

Marquinho Viana aplaude aniversário de Piatã

Publicado em: 11/07/2019 15:48
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
Os 141 anos de emancipação política e administrativa do município de Piatã foram aplaudidos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo deputado Marquinho Viana (PSB), que protocolou uma moção de congratulações com o povo piatãense. O aniversário da cidade é comemorado na data de 11 de julho.

O deputado explica que o município se originou em meio ao movimento expansionista luso-brasileiro no século XVII, com as bandeiras pelos sertões do Rio de Contas à procura de pedras preciosas. Localizada na Chapada Diamantina, Piatã tem aproximadamente 17,2 mil habitantes e tem limites com Abaíra, Boninal, Novo Horizonte e Rio do Pires. “Do ponto de vista geográfico, é o município mais alto e frio do Estado da Bahia, assim como de toda a região Nordeste”, conta o parlamentar. 

“Em termos de economia, a produção do café é o carro-chefe da agricultura do município, com tipos especiais de alta qualidade e já premiados em concursos nacionais, como ocorreu em 2014”, relembra Marquinho Viana, mencionando que a cidade conquistou as cinco primeiras colocações do 15º Cup of Excellence – Early Harvest Brasil 2014, principal concurso de qualidade do país.

Outro potencial, explica o legislador, está no desenvolvimento da floricultura. Além disso, o município de Piatã é privilegiado por contar com vistas panorâmicas, pinturas rupestres e cachoeiras, belezas naturais e históricas. “Fazem parte da cidade cenários pictóricos como as cachoeiras do Patrício e Cochó e trilhas na Serra de Santana”, relata o deputado, que também destaca o tradicional festejo de São João.



Compartilhar: