MÍDIA CENTER

Eduardo Alencar saúda município de Lajedinho

Publicado em: 11/07/2019 21:14
Setor responsável: Notícia

Divulgação/Agência/ALBA
Nesta sexta-feira (12), Lajedinho completa 57 anos de emancipação política e administrativa. Comemorando a data especial, o deputado Eduardo Alencar (PSD) registrou moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e desejou “progresso e muitas vitórias para esta querida e acolhedora cidade”. 


No documento, o parlamentar contou um pouco da história de Lajedinho, localizada a 350 km de Salvador. 


Com população estimada em 3,9 mil habitantes, o município foi habitado primitivamente pelos índios Maracás e integrou a Sesmaria do Mestre de Campo Antônio Guedes de Brito. O desenvolvimento da pecuária no sertão baiano estimulou o afloramento das terras de Guedes Brito, dando origem a fazendas de gado, dentre elas a de Lajedinho, que se tornou ponto de pouso preferencial dos tropeiros, viajantes e boiadeiros em trânsito para o Porto Cachoeira. 


O povoado desenvolveu-se em função da agropecuária. Em 1931, criou-se o distrito de Lajedinho, subordinado a Ruy Barbosa, assim permanecendo até o início dos anos 60, quando foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual 1.706, de 12 de Julho de 1962.


Compartilhar: