Quinta-feira , 22 de Agosto de 2019

MÍDIA CENTER

Niltinho se congratula com população de Candeias

Publicado em: 13/08/2019 21:48
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
O deputado Niltinho (PP) protocolou na Casa Legislativa uma moção de congratulações ao município de Candeias, o antigo subúrbio de Salvador, que completa nesta quarta-feira (14), 61 anos de emancipação política. 


Ao registrar o aniversário, o progressista observa que o começo de tudo foi no século XVI, a partir das terras de Caboto, um dos primeiros lugares do Brasil na produção da economia açucareira. 


 Relatando sobre a história do município, com base no livro do professor Jair Cardoso,  o legislador esclarece que o nome da cidade “tem origem na presença em abundância da madeira “candeia”, usada por religiosos que faziam tochas em caminhada à igreja matriz”. 


No documento, o parlamentar ressalta que a descoberta do petróleo em 1941, alavancou o desenvolvimento do município, que viu surgir várias fábricas no Porto de Aratu, a construção pelo Governo do Estado do Porto da Ford e a implantação da Refinaria Landulfo Alves, a segunda maior do país.


Por fim, o deputado exalta o patrimônio ambiental do local, com suas praias e manguezais, e as áreas históricas de séculos passados, como a Casa do Engenho Freguesia, a Casa de Engenho de Matoim e a Casa de Engenho Caboto, concluiu Niltinho. 


Compartilhar: