Sexta-feira , 15 de Novembro de 2019

MÍDIA CENTER

Jurandy Oliveira defende criação de Centro de Referência em Autismo na Bahia

Publicado em: 14/08/2019 11:19
Setor responsável: Notícia

Divulgação / Ascom ALBA
O deputado Jurandy Oliveira (PP) quer reforçar amparo do Estado aos portadores de deficiência. Através do projeto de lei nº 23.444, protocolado junto à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar defende a criação do Centro de Referência em Autismo no Estado. Para o progressista, ainda é grande o despreparo da sociedade na assistência ao indivíduo com transtorno do espectro autista.

“A importância do espaço criado nesta lei é a proteção e acolhimento de autistas, que merecem todo o carinho, respeito e atenção do Estado, principalmente pelo fato da própria sociedade ter dificuldade de compreender e respeitar a sua situação”, afirmou.

Segundo o legislador, o Centro tem como principal função a capacitação e a orientação de profissionais e familiares para o acompanhamento ao portador do transtorno do espectro autista. Entre os objetivos da unidade estão o esclarecimento da população em relação à doença, o estímulo ao debate consciente sobre o tema; além da promoção do atendimento aos interessados, oficinas pedagógicas e espaços de atendimento multidisciplinar com profissionais especializados na educação e saúde. 

De acordo com Jurandy Oliveira, cerca de dois milhões de brasileiros foram diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido como autismo, que abrange diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico. Ainda conforme o parlamentar, são características marcantes da doença dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. 


Compartilhar: