Fabrício comemora 61 anos da cidade de Itagibá

Publicado em: 14/08/2019 11:36

Divulgação/AgênciaALBA
O deputado Fabrício Falcão (PCdoB) festejou em moção de congratulações, apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia, os 61 anos de fundação da cidade de Itagibá, localizado na região do Sul da Bahia, Microrregião de Ilhéus – Itabuna, a 370 km da capital baiana. A cidade completa aniversário de fundação nesta quarta-feira (14). Conforme dados históricos, Itagibá foi inicialmente habitada por índios e desbravada por Martins Ribeiro, em 1927. Distampina, quando assim era chamada por ser um lugar aberto e destampado, o município já pertenceu sucessivamente a Boa Nova, Itacaré e Ubaitaba e depois, novamente a Boa Nova. Com a alteração de nome de Distampina para Itagibá, o lugar cresceu bastante, o que favoreceu a busca pela autonomia política e administrativa.

Ainda na moção  o comunista destacou os aspectos econômicos, de Itagibá que é constituído principalmente pela agricultura, voltada especialmente para o cacau, pecuária de corte e leite e o comércio, além da grande reserva de minério de níquel sulfetado, que é explorada pela empresa Mirabela Minerações, com o investimento total previsto da ordem de R$ 450 milhões, possibilitando um novo ciclo importante de crescimento com a diversificação de sua economia.

O parlamentar  também ressalta o sucesso da cachaça Itagibá, um investimento do Grupo Odebrecht, que é produzida na Fazenda Baviera, de forma totalmente artesanal, dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, divulgando assim, o município para o mundo.

Por fim, Falcão pede  que sua moção seja dada ciência ao ex-prefeito do município Marcos Valério Barreto, aos vereadores e presidente da Câmara, e  à toda  população de Itagibá, esta singela  homenagem.