Robinho homenageia Itapebi e Itanhém

Publicado em: 14/08/2019 11:42

Divulgação/AgênciaALBA
O deputado Robinho (PP) apresentou moção de congratulações, na Assembleia Legislativa, em comemoração ao aniversário de emancipação política e administrativa do município de Itapebi e Itanhém comemorado, hoje quarta (14).

No documento entregue à Mesa Diretora da Casa, o parlamentar destacou as belezas naturais e a beleza arquitetônica de Itapebi. “Conhecida como Museu Vivo do Cacau, Itapebi pode ser inserida no circuito turístico da Costa Sul da Bahia – Costa do Descobrimento e Costa do Cacau. A região ainda conserva uma boa parte da Mata Atlântica e possui uma das biodiversidades mais ricas do Brasil, com espécies de orquídeas de grande beleza ornamental e de valor botânico, o que levou o Ministério do Meio Ambiente a reconhecer o potencial turístico do município, sobretudo o turismo ecológico”.

Itapebi está localizada a 591 km da capital baiana, com, aproximadamente, 25 mil habitantes, o município faz limites com Itarantim, Belmonte e Eunápolis.

“Parabenizo os itapebienses pelo empenho e batalha em construir um município cada dia mais desenvolvido. Na oportunidade, desejo prosperidade para Itapebi continuar trilhando um caminho de crescimento”, felicitou o deputado.

Já Itanhém foi elevada a categoria de cidade pela lei estadual de número 1031 de 14 de agosto de 1958, completando 61 anos. Segundo a história, o município surgiu pela necessidade de uma aglomeração onde os colonos pudessem encontrar gêneros de primeira necessidade e meios de escoamento do que produziam e além disso, devido à descoberta de pedras preciosas, o povoamento intensificou-se e, em 1930, foi criado o distrito de Nossa Senhora de Itanhém, subordinado ao município de Alcobaça, este que em 1938 teve o nome simplificado para Itanhém que então, em 1958 foi emancipado. Lembrou o deputado.

A cidade de Itanhém tem sua população formada por mais de 20 mil habitantes e sua atividade econômica é voltada para a bovinocultura, pecuária leiteira, rebanhos de suínos e aves e também o comércio, disse.

Por fim, o progressista pediu que sua moção fosse levada ao conhecimento do ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães “Bem-te-vi”, a Câmara Municipal, aos secretários municipais, assessores, funcionários bem como a toda população itanheense.