Targino celebra os 61 anos de emancipação de Tanquinho

Publicado em: 14/08/2019 11:46

Divulgação/AgênciaALBA
O deputado Targino Machado (DEM) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moção de congratulações a Tanquinho, cidade da Região Metropolitana de Feira de Santana que, no dia 14 de agosto, comemora 61 anos de emancipação política.

No documento, o parlamentar relatou a história do município homenageado, cuja origem remonta ao século XIX, quando tropeiros comercializavam gêneros alimentícios entre Jacobina e Cachoeira. Na ocasião, os viajantes costumavam descansar à margem de uma nascente d’água chamada de Tanquinho do Gonzaga, a 2 km da atual sede da cidade.

Num tempo de grande aridez, a fonte secou e os negociantes modificaram o percurso, passando pela frente do atual Monte da Emancipação, e lá descobriram uma nova nascente, dando a ela nome de Tanquinho. Com o povoamento da localidade, em 1879 o novo ponto de parada foi alçado à condição de distrito de Feira de Santana. Em 1952, conquistou sua primeira emancipação, mas dois anos depois voltou a pertencer à Princesa do Sertão. A reconquista definitiva de independência municipal deu-se em 1958.

“Na data em que Tanquinho comemora a sua emancipação político-administrativa, desejo ao município uma trajetória de muito desenvolvimento e progresso, proporcionada por sua população composta de homens e mulheres de bem”, exaltou o legislador, solicitando.  ciência da moção à Prefeitura e à Câmara Municipal de Tanquinho.