Quinta-feira , 22 de Agosto de 2019

MÍDIA CENTER

Laerte do Vando comemora emancipação política de cidades baianas

Publicado em: 14/08/2019 11:55
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
Os municípios baianos de Sátiro Dias, Aporá e Ribeira do Amparo comemoram 61 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 14. Para marcar a passagem da data, o deputado  Laerte do Vando (PSC) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moções de congratulações 

Nos documentos, o parlamentar ressalta que a primeira metade do século XIX marcou a história das três cidades. Ele explica que Sátiro Dias e Aporá desenvolveram-se após a chegada de colonos que estabeleceram a criação de gado e a lavoura de subsistência nos territórios, sendo que Ribeira do Amparo, segundo o texto, cresceu a partir da chegada dos jesuítas e da construção de um templo dedicado a Nossa Senhora do Amparo.  

Durante muito tempo, de acordo com Laerte do Vando, os moradores de Sátiro Dias celebrou a data com missa de ação de graças, apresentação de fanfarra e um bolo que, comumente, tinha o comprimento da idade comemorada. 

Outro ponto destacado nos documentos foi o topônimo das cidades. "De origem tupi, Aporá significa monte isolado e distinto em terra unida, enquanto Sátiro Dias é uma homenagem ao médico e político de mesmo nome nascido na região. Já Ribeira do Amparo é inspirado pelo riacho Ribeira, que banha o município, e pela padroeira Nossa Senhora do Amparo", disse em trecho. 


Por fim, o parlamentar agradeceu aos moradores pela expressiva votação obtida nos municípios. “Congratulo-me com essa gente querida pelo aniversário de 61 anos de emancipação política dessas cidades prósperas e belas. Agradeço a cada pessoa que permitiu que estivesse aqui, na Assembleia Legislativa da Bahia, para representá-los na condição de deputado estadual”, concluiu.


Compartilhar: