Quinta-feira , 22 de Agosto de 2019

MÍDIA CENTER

Jurandy Oliveira parabeniza Iaçu pelo aniversário municipal

Publicado em: 14/08/2019 17:40
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
Em moção protocolada junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Jurandy Oliveira (PP) aplaudiu Iaçu pelo aniversário do município, comemorado nesta quarta-feira (14). 

No documento, o parlamentar destacou que “em tempos de festejo, é importante salientar que a emancipação de Iaçu representou avanços significativos para os iaçuenses, pois tal acontecimento estimulou o recebimento de recursos financeiros para a comunidade, que puderam ser revertidos em melhorias nas áreas da saúde, educação, segurança e lazer, aprimorando-se também a estrutura político-administrativa”.

Além disso, o parlamentar observou que “a aproximação dos moradores de seus representantes políticos despontou como um fator de suma importância, pois antes da emancipação as mediações eram feitas com estruturas políticas distantes, dificultando a representatividade da população local”.

A história de Iaçu coincide com a chegada à região dos trilhos da Rede Ferroviária Federal Leste Brasileiro, quando surgiu um povoado ao redor da Estação Ferroviária. O lugar se destacou no comércio em virtude do grande movimento de tropeiros e suas mercadorias, “bem como pela existência de oportunidades de emprego, transporte fácil e água em abundância”, revelou o legislador, no documento.

O município foi oficializado em 1958 e, hoje, tem população estimada em 24,5 mil habitantes. “Com uma cultura diversificada, marcada pela presença de elementos afro-brasileiros e portugueses, o município revelou grandes artistas em diversos ramos, como nas artes plásticas, dança e música”, ressaltou Oliveira. Segundo ele, no aspecto geográfico, o lugar “foi agraciado pelo Rio Paraguaçu e está cercado por planícies e morros que preservam as suas características naturais”.



Compartilhar: