MÍDIA CENTER

Tiago Correia defende na ALBA a requalificação de lagoa no Cabula

Publicado em: 22/08/2019 14:47
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA

A requalificação da lagoa existente na Rua-C, a conhecida Rua da Lagoa, no bairro do Cabula, foi o pedido feito pelo deputado Tiago Correia (PSDB) ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). No documento, o parlamentar defende que o trabalho seja feito nos mesmos moldes utilizados na lagoa existente no bairro do Saboeiro, também em Salvador.

Ao defender a requalificação, Tiago Correia lembrou que o Art. 225. da Constituição Federal garante que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Ele lembrou ainda que, nesse mesmo artigo, reza que para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas. E observou que as ocupações das áreas urbanas em Salvador, na sua maioria, foram desordenadas e sem qualquer auxílio de infraestrutura e sanitária levando a um aumento desordenado na degradação ambiental.

O lançamento de esgotos e resíduos sólidos em lagoas leva à adição de substâncias e de energia que alteram as características químicas, físicas e biológicas desses ecossistemas”, explicou o autor da indicação, acrescentando que é de extrema importância estudar e recuperar áreas susceptíveis ao comprometimento da qualidade de vida da população, pelo risco de perda de vidas humanas.




Compartilhar: