Quarta-feira , 11 de Dezembro de 2019

DIRETO DO PLENÁRIO I

Publicado em: 10/09/2019 23:00

NeuzaMenezes/AgênciaALBA
O deputado Bobô (PC do B) registrou a visita do ex-piloto da Fórmula 1, Rubens Barrichello, ao governador Rui Costa e ao presidente da ALBA, Nelson Leal (PP). Dentre os investimentos discutidos, o parlamentar destacou a possibilidade de construção de um kartódromo internacional na Arena Fonte Nova, mas ponderou que já existe em andamento um projeto semelhante na cidade de São Francisco do Conde, no Recôncavo da Bahia. “A nossa preocupação é que chega agora um grande investidor e nós já estamos fazendo um investimento. Nos preocupa o possível esvaziamento desse outro kartódromo que já está sendo construído”, frisou.

Tiago Correia (PSDB) saiu em defesa do acesso de bicicletas aos trens do metrô de Salvador, informando que já tramita no Ministério Público da Bahia um inquérito civil sobre o assunto. “Hoje a CCR só autoriza a entrada de bicicleta aos sábados, a partir das 14h, e domingos e feriados”, disse o tucano, citando a experiência exitosa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que, “em dez anos, viu crescer o número de bicicletas transportadas, de 13.198 para 57.083 bicicletas”.

O deputado Zé Raimundo (PT) discursou relatando um baixo número de pessoas que compareceram ao desfile do 7 de Setembro na cidade de Vitória da Conquista. “Esse 7 de Setembro foi claramente uma demonstração do antipatriotismo do atual governo e ao mesmo tempo um sentimento popular que o povo ainda alimenta”, disse o legislador, que voltou a informar que prepara uma indicação na qual vai sugerir um calendário de comemoração do bicentenário da independência da Bahia em 2023, e do Brasil em 2022.

O deputado Jacó Lula da Silva (PT) criticou o que chamou de a volta da censura no Brasil ao se referir a decisão da prefeitura do Rio de Janeiro, que mandou recolher revistas do HQ “Vingadores – A cruzada das crianças” na Bienal do Livro. “Todos os brasileiros sabem que a liberdade de expressão faz parte da democracia”, disse.

Alan Castro (PSD), presidente da Comissão de Saúde na ALBA, registrou que o colegiado fará visitas a postos de saúde do município de Salvador. Mais adiante, o deputado Alan Sanches (DEM) rebateu o colega parlamentar com o argumento de que tal atribuição cabe aos vereadores, legisladores municipais.

O deputado Soldado Prisco (PSC) voltou a informar a realização de uma assembleia dos policiais militares baianos que acontecerá nesta quarta-feira (11), às 15h, no Clube Adelba. A categoria discute perdas de direitos por suposta falta de cumprimento de acordo do Governo do Estado. “Não cumpre acordo de 2014 com a categoria”, apontou o parlamentar.

Targino Machado (DEM) informou ao plenário que a Prefeitura de Salvador celebrou, nesta terça-feira, contrato com a empresa multinacional francesa GL Events para operar o Centro Municipal de Convenções, com previsão de inauguração em dezembro desse ano. O democrata comemorou ainda o anúncio do prefeito ACM Neto de que o equipamento abrigará a próxima Bienal do Livro, em 2020: “Será, com certeza, a maior bienal de todos os tempos e, sem querer polemizar, será uma bienal sem preconceito”.

Desfiando informações da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), o deputado Paulo Câmara (PSDB) destacou números do agronegócio baiano – responsável por mais 23,5% do PIB, detentor de quase 32,5% das ocupações de mão de obra do Estado e de 51% das exportações, entre outros – para defender um orçamentário maior para a Secretaria estadual de Agricultura. “Infelizmente, o Governo do Estado só aporta na Secretaria de Agricultura R$ 45 milhões no ano, mal dá para pagar o seu custeio, mal dá para pagar as contas”, reclamou.

O deputado Júnior Muniz (PP) parabenizou o governo baiano pela implantação da Policlínica de Jacobina, que será inaugurada no dia 12 de setembro. Ao comemorar a futura entrega do equipamento, o pepista aproveitou para justificar sua ausência no ato, em decorrência de sessão especial proposta por seu mandato, que será realizada, na mesma data, na ALBA, em comemoração aos 39 anos da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Vitor Bonfim (PL) anunciou que o secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro, que trouxe à ALBA o Plano Plurianual Participativo (PPA) nesta segunda-feira, comprometeu-se a debater a peça na Comissão de Finanças e Orçamento, no dia 1º de outubro, às 11h. Segundo Bonfim, a Lei Orçamento Anual, que até o final do mês será entregue por Pinheiro na Assembleia, também estará na pauta do colegiado. “A gente quer aprofundar a discussão para que o ano de 2020 possa ser um ano melhor que esse de 2019, para que as coisas já estejam mais bem encaminhadas, com o Brasil e a Bahia reagindo a essa crise econômica que parece não querer ter fim”, afirmou o deputado.