MÍDIA CENTER

Artista plástica Rosa Rocha expõe na ALBA

Publicado em: 04/09/2019 17:37
Setor responsável: Notícia

PauloMocofaya/AgênciaALBA
Embora seja de estranhar, quem tem visitado a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nesta semana tem podido, de um ângulo diferente, contemplar o mar. No Saguão Josaphat Marinho, imediatamente após as catracas da entrada principal do Parlamento Baiano, treze telas da artista plástica, Rosa Rocha, promovem um passeio pelo litoral soteropolitano sem sair do lugar. Iniciada na segunda-feira (09), a exposição, que acontece até a sexta-feira (13), reflete a fascinação e o respeito da pintora pelas águas e o encantamento em relação a arquitetura de Salvador. 

“O mar me assusta, ao tempo que me fascina. É uma catarse. O mar é como um espelho que reflete os contrates que embelezam Salvador. Ao mesmo tempo em que há contrastes, há harmonia. Isso é muito belo”, afirmou a artista de 75 anos. 

Presentes na maioria das telas, os saveiros – símbolos culturais da Bahia antiga, imortalizados nas canções de Dorival Caymmi, na literatura de Jorge Amado e nas fotografias de Pierre Verger - compõem os cenários expostos na ALBA. Por meio da arte, Rosa faz um resgate de temas, a exemplo das paisagens marítimas da antiga Salvador, dos estivadores do porto, dos pescadores, das catadoras de marisco das ilhas, e dos retirantes da seca. “O meu retirante não é fracassado. Ele é um homem que busca a sua melhora, o seu caminho”, explica. 

A artista plástica explicou a escolha do legislativo como local de exposição. “O ambiente é lúdico com esse jardim. Dá um aspecto aconchegante”, disse. 

Nascida no município de Gandu, Rosa Rocha teve o primeiro contato com a pintura de telas aos 14 anos. Não incentivada pelos pais, cursou letras e lecionou literatura brasileira. Há 45 anos morando em Salvador, a artista estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no curso de Desenho e Plástica. 

 As obras da artista são feitas a partir de técnica que consiste na colocação de óleo sobre tela. Após revestir todo o suporte e aplicar pinceladas e traços definidos, constrói densas e espessas camadas espatuladas de tinta e faz texturas e relevos de sobreposições na pintura realizada.



Compartilhar: