MÍDIA CENTER

Laerte do Vando celebra os 65 anos de Chorrochó

Publicado em: 12/09/2019 08:35
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
Está registrada, na Assembleia Legislativa, uma moção de aplausos ao município de Chorrochó, encaminhada pelo deputado Laerte do Vando (PSC), que parabeniza a cidade pelos 65 anos de emancipação política, comemorados nesta quinta-feira (12) de setembro. 

Vando relata que a origem do município se deu a partir de uma fazenda pertencente ao capitão Francisco Alves de Carvalho, em cuja propriedade foi lançada, no século XVIII, a pedra fundamental da antiga fazenda Chorrochó.

O deputado fala que por volta de 1877, o município já possuía uma movimentada feira semanal, que congregava a maioria dos povoados da região. Nesse mesmo ano, lembra o deputado, Antônio Conselheiro, que ficou célebre na história da Guerra de Canudos, chegou a Chorrochó. 
O legislador diz que o líder  construiu na cidade um cemitério e a atual igreja, que na fachada tem a inscrição de 1885, data quando se iniciou a devoção do povo ao Senhor do Bonfim. 

 Na moção, Laerte do Vando também cita outro personagem da história do Brasil que passou pelo município. Segundo o parlamentar, na manhã de 28 de julho de 1928, Virgulino Ferreira, o Lampião, esteve no Arraial de Várzea da Ema, distrito de Chorrochó, onde propriedades foram saqueadas e plantações queimadas pelos cabras do bando. 


Compartilhar: