Sexta-feira , 18 de Outubro de 2019

MÍDIA CENTER

Mirela Macedo indica o nome do poeta Tude Celestino para o Cine Teatro de Lauro de Freitas

Publicado em: 09/10/2019 16:23
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
A deputada MireIa Macedo (PSD) protocolou na Assembleia Legislativa uma indicação, endereçada ao governador Rui Costa, solicitando providências, junto à Secretaria Estadual de Cultura, para dar nominar “Tude Celestino” ao Cine Teatro de Lauro de Freitas.

No documento, a parlamentar traça um perfil da luta de Tude Celestino, “considerado uma das mais marcantes personalidades da cultura do município, patrono da noção de identidade ipitanguense”. Mirela conta que Tude morreu há 30 anos e foi um intelectual de destaque no seu tempo, “tanto pela atuação poética, quanto pela veemente atuação ideológica referente à preservação das matrizes ancestrais da memória e origem desta comunidade”

Nascido na região de Campo Formoso, Tude foi criado em Ilhéus e, ainda jovem, chegou a Lauro de Freitas, vindo trabalhar como agente administrativo na fundação da Base Aérea de Salvador. Segundo a deputada, a presente proposição se ampara na tradição governamental, em todo o estado, de homenagear personalidades exponenciais de cada localidade em equipamentos públicos. 

Ao justificar seu documento Mirela cita diversos exemplos: em Juazeiro, no Centro de Cultura João Gilberto; em Feira de Santana, onde se reverência Amélio Amorim; em Vitória da Conquista, com o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, além de Santo Amaro, com o Teatro Dona Canô. 



Compartilhar: