Sexta-feira , 18 de Outubro de 2019

DIRETO DO PLENÁRIO II - Deputados debatem exploração do petróleo e sua relação com meio ambiente

Publicado em: 09/10/2019 23:33

CarlosAmilton/AgênciaALBA
O pequeno expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi estendido, por acordo entre as lideranças dos blocos da maioria e da minoria, para contemplar a fala dos parlamentares. A tribuna foi ocupada por diversos oradores, que trataram de temas como a atividade de exploração de petróleo e sua relação com o meio ambiente.

O deputado Marcelino Galo (PT) se associou à luta da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional contra o leilão de blocos marítimos de petróleo próximos ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no litoral baiano. “Hoje teve um ato, na Câmara, onde foi entregue um documento com mais de um milhão de assinaturas, pedindo a suspensão da licitação dessa exploração em Abrolhos, uma ameaça à conservação daquele ecossistema, que é um verdadeiro santuário”, afirmou o parlamentar. Com preocupação, ele também registrou a chegada de manchas de óleo cru na Praia do Forte, em Mata de São João, como “um desastre ambiental de prejuízo sem tamanho” para o meio ambiente, o turismo e a economia.

Robinson Almeida (PT) também tratou do vazamento de óleo que afeta todo o litoral do Nordeste brasileiro, e que avança agora pelo litoral norte da Bahia. Para o petista, o Governo Federal procura “fazer intriga e política com a situação”, demorando para tomar providências e “enfrentar uma crise com repercussões muito graves no meio ambiente e na economia dos estados nordestinos”, com a poluição prejudicando inúmeras famílias de pescadores, comércio e turismo hoteleiro de toda região, além da ameaça à vida das espécies marinhas.

O deputado Jacó (PT) classificou de preconceituosa a declaração do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que, durante audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, na terça-feira (8), afirmou que a produção da estatal na Bahia era irrelevante. “Isto mostra uma falta grave de conhecimento da história da Petrobras, desconsiderando toda contribuição da Bahia ao crescimento da estatal. Um discurso pró-mercado, que não leva em conta a vida de milhares de trabalhadores e trabalhadoras. Só na Bahia são mais de 4 mil trabalhadores diretos e 15 mil indiretos, terceirizados, que poderão perder seus empregos”, externou.

A deputada Olívia Santana (PC do B) solicitou dos colegas que destinem parte de suas emendas ao Orçamento de 2020 a políticas públicas para as mulheres, sobretudo para fortalecer as ações da Secretaria estadual de Políticas para as Mulheres (SPM). Ela informou ainda que, na próxima semana, participará de debate sobre o emponderamento das mulheres negras, a convite do Fundo das Nações Unidas, em fórum destinado ao cumprimento dos direitos das pessoas afrodescendentes na América Latina e no Caribe.

A deputada Ivana Bastos (PSD) divulgou eventos culturais que ajudarão a fomentar a economia de alguns municípios, nesse final de semana, no interior baiano. Ela destacou, no Território do Sertão Produtivo, a 10ª Vaquejada de Candiba como uma parceira com a Feira da Agricultura Familiar do município, que está na sua terceira edição. Já na Chapada Diamantina, exaltou o 3º Festival de Forró, que acontece no município de Mucugê, “uma festa que já é tradição, movimentando o turismo e a economia de toda região”.

Antonio Henrique Jr. (PP) anunciou a nomeação, nesta quarta, do bispo de Barreiras, Dom Josafá Menezes da Silva, como novo Arcebispo para a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Ao elogiar a trajetória do religioso no ministério episcopal, o parlamentar relembrou que, “por seu trabalho de evangelização no Oeste baiano, Dom Josafá recebeu da ALBA, merecidamente, a Comenda 2 de Julho, fruto de uma proposição de sua autoria”.

O deputado (PC do B) também subiu à tribuna para enaltecer outro clérigo. Foi aprovado, na terça (8), proposta de sua autoria que concede o Título de Cidadão Baiano ao alemão Georg Wilhelm Mayer, conhecido como Padre Guilherme. Segundo o comunista, o vigário octogenário “há mais de 40 anos está na cidade de Pilão Arcado”, dedicando-se a projetos sociais, como a construção de cisternas, terreiros de raspa de mandioca e forrageira, entre outros.

Tiago Correia (PSDB) comemorou a instalação, nesta quarta, da Comissão Especial para Regularização do Transporte Complementar no âmbito do Legislativo estadual. Membro titular do novo colegiado, o deputado defendeu que seus pares busquem, junto à sua base, os principais gargalos das localidades, além de sugerir que os prefeitos dos grandes centros urbanos fossem chamados, individualmente, pra relatar o impacto do transporte alternativo em seus respectivos municípios. “Precisamos manter o ganha-pão de diversas famílias que fazem a condução, além de garantir o direito de ir e vir de milhares de pessoas que têm, no transporte alternativo, o único meio de transporte”, arguiu.