Quinta-feira , 12 de Dezembro de 2019

MÍDIA CENTER

Presidente felicita Fórum Ruy Barbosa e destaca trajetória do jurista

Publicado em: 07/11/2019 21:57
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
O presidente do Legislativo baiano, deputado Nelson Leal (PP), apresentou moção de congratulações na Casa pelos 70 anos do Fórum Ruy Barbosa e 170 de nascimento do jurista baiano. As duas efemérides são celebradas no mesmo dia, 5 de novembro, e foram marcadas por inúmeras atividades, como a inauguração do Monumento a Ruy Barbosa, a reinauguração do Memorial dos Presidentes, no átrio do edifício-sede da Corte, e o lançamento da 2ª edição do livro Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa.

Nelson Leal estendeu as congratulações ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), “pela dedicação em celebrar tão significativa passagem para a história da Justiça baiana, notadamente na pessoa dos magistrados encarregados da nobre tarefa”, referindo-se aos desembargadores Lidivaldo Reaiche Brito (presidente da Comissão de Festejos do TJ-BA), Maria da Purificação (presidente da Comissão de Memória da Corte) e Maria da Graça Osório Pimentel.

Segundo Nelson Leal, Ruy Barbosa foi considerado o maior dos brasileiros em seu tempo, tendo se destacado em todas as profissões em que atuou: advogado, político (deputado e senador), jornalista, diplomata, escritor e tradutor. Foi colega do poeta Castro Alves, com quem foi um dos expoentes na luta contra a escravidão, candidato a presidente da República por duas vezes, enfrentando o poderio militar e as oligarquias da região, e ainda, com a Proclamação da República, ministro da Fazenda no governo Deodoro da Fonseca (1889 – 1891).


Compartilhar: