Sexta-feira , 15 de Novembro de 2019

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ALBA lança novo aplicativo de utilidades para servidores do Parlamento

Publicado em: 07/11/2019 22:01
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deu mais um passo importante na direção do conforto dos seus servidores, com o lançamento, nesta quarta-feira (6), do novo aplicativo de utilidades. De acordo com o analista de sistemas Fábio Menezes, um dos integrantes da equipe de tecnologia do departamento de Recursos Humanos da ALBA, o Portal RH aplicativo é uma versão mobile do Portal RH convencional.

Segundo Menezes, o sistema coloca à disposição dos servidores funcionalidades de interesse cotidiano – a exemplo do cardápio do dia, agendamento de férias, informe de rendimentos, contracheque, frequência, e alerta de consultas marcadas nas diversas especialidades de saúde oferecidas pelo Parlamento. Além disso, garante acesso personalizado a sistemas exclusivos, como o de gestão de gabinete, que apenas os gestores têm a permissão de utilizar. 

“O perfil de permissão do usuário é montado de acordo com as peculiaridades do serviço prestado. Isto significa que as informações em comum está ao alcance de todos, mas o aplicativo também oferta outras funcionalidades específicas de determinadas funções, que são habilitadas apenas para alguns cargos”, explicou. 

O analista ressalta que a ideia de desenvolvimento do app surgiu a partir da observação da própria equipe técnica do setor de RH a respeito do aumento da utilização de aparelhos móveis pelos usuários em geral. “Hoje em dia, as pessoas estão com o smartphone o dia todo nas mãos. Para se ter uma ideia, as redes sociais, como o Facebook, por exemplo, são muito mais acessadas pelo celular do que pelo computador. Logo, para o servidor acessar informações relevantes com mais facilidade, o aplicativo configurou a melhor opção”, conta. 

O aplicativo é próprio, tendo sido criado pela equipe de TI do setor do RH da ALBA. O sistema  já está disponível gratuitamente para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e IOS, na Google Play e na Apple Store, respectivamente. Para acessar, o servidor deve preencher os campos que aparecem na tela principal do aplicativo com os mesmos dados que utilizam para acessar o portal no computador. 

Ainda de acordo com Fábio Menezes, outras funcionalidades deverão ser incluídas em breve no aplicativo. A expectativa é que, em futuro próximo, o Portal RH aplicativo possibilite à Assembleia Legislativa reforçar as ações de cuidado com o meio ambiente, reduzindo a necessidade de consumo de papel. O sistema é mais um passo dado no sentido da digitalização da ALBA.

“Atualmente, quando um deputado pede para nomear uma pessoa, por exemplo, ele coloca as informações necessárias na tela dele e valida. Aqui no RH a gente processa e no outro dia sai no Diário Oficial sem imprimir nenhuma folha. No entanto, todo ato do presidente, em relação a nomeação, por exemplo, exige que ele assine papéis. Neste momento, que precisa assinar, a gente tem que imprimir uma pilha de papel para o presidente assinar. Mas a ideia é garantir, a partir de uma transferência de tecnologia entre TCE e ALBA, que as autorizações possuam assinatura eletrônica”, concluiu.


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