MÍDIA CENTER

História de emancipação de Valença é relembrada por Niltinho

Publicado em: 08/11/2019 19:47
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
Deputado Niltinho (PP) homenageou, através de moção apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os 170 anos de emancipação política do município de Valença, comemorados dia 10 de novembro. A iniciativa, justificou o parlamentar, é “para que sirva de incentivo e estímulo a esse povo batalhador”.

Ele descreveu Valença como a maior cidade turística da Costa do Dendê: “Muitos turistas são atraídos ao município por seus famosos camarões e pratos derivados desse fruto do mar. Valença conta com um cais do porto, onde o casario tem a beleza de um cartão-postal antigo, ofertando ao visitante um rico patrimônio histórico que convive em harmonia com os barcos pitorescos que povoam o Rio Una, que divide a cidade”. 

O progressista trouxe um pouco da história do município, que reúne ainda os principais estaleiros da Bahia. Destacou que seu povoamento remonta ao período em que o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias: As terras que compõem o atual município de Valença faziam parte da Capitania de São Jorge dos Ilhéus e estavam subordinadas administrativamente a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. O lugar era habitado por índios Tupiniquins, de índole pacífica. Os primeiros colonos mudaram-se para essas terras durante o governo de Mem de Sá. 



Compartilhar: