Sexta-feira , 15 de Novembro de 2019

MÍDIA CENTER

Marcell Moraes felicita Vitória da Conquista por aniversário de emancipação política

Publicado em: 08/11/2019 20:30
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
O deputado Marcell Moraes (PSDB) parabenizou o município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, pelo 179º aniversário de emancipação política e econômica, completado neste sábado (9). Por meio de moção de aplausos, o tucano contou a história da cidade, atualmente uma das mais desenvolvidas da Bahia. 

“Juridicamente, o município de Vitória da Conquista esteve ligado a Minas do Rio Pardo, logo depois, em 1842, ficou sob jurisdição da comarca de Nazaré. Por decreto nº 1392/1854, passou a termo anexo comarca de Maracas e, posteriormente, à comarca de Santo Antônio da Barra, hoje conhecida como Condeúba”, relembrou. 

Ainda de acordo com o deputado, em ato praticado em 1891, foi que Vitória da Conquista passou à categoria de cidade. O nome atual só foi dado através da lei estadual nº 141 de dezembro de 1943. Moraes destacou ainda o potencial econômico do município, que tem cerca de 350 mil habitantes.

“Possui um dos PIBs que mais crescem no interior baiano. Além disso, é a terceira maior cidade do estado, atrás de Salvador e Feira de Santana, e a quarta do interior do Nordeste”, afirmou.


Compartilhar: