Quarta-feira , 30 de Setembro de 2020

MÍDIA CENTER

Jurandy Oliveira parabeniza cidade de Serra Preta

Publicado em: 29/11/2019 19:00
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
O deputado Jurandy Oliveira (PP) parabenizou Serra Preta pelo aniversário de emancipação política do município, localizado no semiárido baiano. Por meio de uma moção de aplausos, o parlamentar ressaltou o carinho pela cidade, que tem população de aproximadamente 15 mil habitantes.

“É uma imensa satisfação festejar um dos capítulos mais importantes da história de Serra Preta, que se desenvolveu pelo constante trabalho e empenho dos serra-pretenses, responsáveis pela formação de um vasto legado cultural, educacional, esportivo e político”, prestigiou. 

O progressista ainda relembrou a história da do município, que fica a 162 km de Salvador. Segundo Jurandy Oliveira, a região era primitivamente habitada pelos índios paiaiás. O território integrava a sesmaria concedida ao sertanista João Peixoto Viegas, em 1655, pelo Governador Geral do Brasil, Dom Jerônimo de Ataíde. No final do século XVIII, Inácio Carneiro de Oliveira arrendou uma faixa de terras dos herdeiros da sesmaria. onde desenvolveu a agropecuária. 

Ainda de acordo com o legislador, só mais tarde, José Pereira Mascarenhas, procedente do Piauí, fixou-se em uma das elevações existentes na fazenda Queimadas, onde construiu um engenho de açúcar, formando-se o povoado de Boa Vista. Em 1831, alterou-se o topônimo para Serra Preta, em virtude de existir na área uma elevação com esse nome. 


Compartilhar: