MÍDIA CENTER

Jânio Natal solicita implantação unidade de hemodiálise em Porto Seguro

Publicado em: 03/12/2019 18:42
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
O deputado Jânio Natal (Podemos) indicou ao Governo do Estado a implantação de uma  unidade de hemodiálise em Porto Seguro que atenda a população local, os turistas “e a toda a Costa do Descobrimento”.  Esta é a quarta vez que o parlamentar sugere a criação da unidade de saúde. “A insistência não é à toa”, ressalta Natal, adiantando que ela reflete as  reivindicações que lhes são encaminhadas por toda a região, onde “são muitos os pacientes”. Em Porto Seguro há mais de 160.000 habitantes, sem contar com as populações vizinhas e os mais de 1,6 milhão de turistas que visitam a região anualmente. 

A hemodiálise é um procedimento médico necessário aos deficientes renais; “pode representar a diferença entre a vida e a morte. Além disto, é a única forma de proporcionar às pessoas com as funções renais prejudicadas a oportunidade de manter uma vida próxima do normal”, ponderou. 

O procedimento é “altamente especializado”, as sessões duram de 3 a 5 horas e necessitam ser repetidas 2, 3, 4 vezes por semana ou até diariamente, explicou Jânio Natal. Para ele “é desumano submeter os pacientes, além dos incômodos do processo, ao desconforto e ao risco de deslocarem-se para outras cidades a fim de realizar as sessões de que necessitam”.  

É o que vem ocorrendo em Porto Seguro e nos municípios vizinhos. Conforme relatado pelo deputado ao governador Rui Costa e ao Secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas, “muitos pacientes são forçados a viajar para Eunápolis, sujeitando-se aos riscos e desconfortos da estrada, às vezes todos os dias, o que será evitado com a implantação da unidade ora sugerida, que virá servir, além de Porto Seguro”, a Cabrália, Belmonte, Itabela, Itagimirim, Itapebi e também aos turistas, finalizou o documento.  



Compartilhar: