MÍDIA CENTER

David Rios defende prioridade no atendimento a diabéticos

Publicado em: 13/02/2020 12:05
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
Assegurar o atendimento prioritário, em toda rede pública e privada da Bahia, ao paciente portador de Diabetes Mellitus. A prioridade na fila de atendimento se dará concomitante com os pacientes gestantes, idosos e pessoas com deficiência. A comprovação deverá ser feita pelo paciente, através de exame que comprove a sua necessidade do atendimento prioritário. É o que estabelece projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo deputado David Rios (PSDB).

“O crescimento do diabetes é uma tendência mundial, devido ao envelhecimento da população, das mudanças dos hábitos alimentares e da ausência da prática de atividade física. Nesse sentido, a tendência é um crescimento na demanda de exames”, justifica o parlamentar que também é médico. Segundo ele, num paciente com diabetes deste tipo, média o jejum é de doze horas e, ao não ingerir nenhum tipo de alimento, os níveis de insulina produzidos reduzem as moléculas de glicose e a taxa glicêmica abaixa. “Portanto, a demora no atendimento e o jejum prolongado ocasionarão malefícios ao corpo do diabético que poderá ter mal-estar, taquicardia, tonturas, desmaios, sudorese, e, em casos mais graves, vir a óbito”, alerta o parlamentar.

SAIBAM MAIS SOBRE O DIABETES

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

O diabetes forma rupo de doenças que resultam em muito açúcar no sangue (alto nível de glicose no sangue).

Tipos mais comuns:

? Diabetes tipo 2
Doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose).
    
? Diabetes tipo 1

Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.

? Pré-diabetes

Condição em que o açúcar no sangue está elevado, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes do tipo 2.

 ? Diabetes gestacional

Altos níveis de açúcar no sangue que afetam gestantes.

Fonte: Ministério da Saúde



Compartilhar: