MÍDIA CENTER

Dal apresenta moção pelos 58 anos de São Desidério

Publicado em: 20/02/2020 12:28
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
Moção de congratulações pela passagem do aniversário de 58 anos de emancipação político-administrativa de São Desidério, que será celebrada no próximo dia 22, foi apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo deputado Dal (PP). O município fica no Extremo Oeste Baiano, microrregião de Barreiras. Possui uma área de 398 km² e população superior a 33 mil habitantes, segundo dados do IBGE/2017. Sua economia é baseada na agropecuária, que corresponde a 69,2% do PIB, além de ser o maior produtor de algodão do Brasil. 

Os sítios arqueológicos, as urnas funerárias e pinturas rupestres encontradas na cidade comprovam que São Desidério foi habitado por homens pré-históricos. São Desidério passou a ser distrito de Barreiras em 10 de abril de 1895. Em 22 de fevereiro de 1962, pelo Decreto Estadual 1.621, elevou-se a município.

Na moção, Dal lembra que a cultura em São Desidério é representada pelas festas de Santa Cruz, de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da cidade, do Divino Espírito Santo e pelas juninas, além do artesanato produzido por homens e mulheres que utilizam o buriti para fazer portas, móveis, redes, esteiras, vassouras, chapéus, dentre outros objetos artísticos.

“O município possui rios, lagos, cachoeiras, grutas, paredões, corredeiras e trilhas que o tornam admirável. São Desidério é terra de amigos e congratulo-me com toda sua população, trabalhadora, hospitaleira e guerreira pelos 58 anos de emancipação político-administrativa, desejando que continue em pleno desenvolvimento econômico e social”, disse o parlamentar.



Compartilhar: