MÍDIA CENTER

Laerte do Vando se congratula com povo de Novo Triunfo

Publicado em: 20/02/2020 12:21
Setor responsável: Notícia

DIVULGAÇÃO/AGÊNCIAALBA
Com uma população estimada em 15.440 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Novo Triunfo, no nordeste baiano, completa 31 anos de emancipação política no próximo dia 24. Em moção de congratulação apresentada na Assembleia Legislativa (ALBA) pela passagem da data, o deputado Laerte do Vando (PSC) ressaltou a garra e a coragem dos moradores para driblar os problemas que os cercam.

“São os nossos sertanejos, pessoas que fazem de tudo para sorrir, mesmo tendo que lidar com as consequências da seca”, pontuou. 
O documento conta que, no passado, o município já ficou conhecido como “Guloso” por causa de um forasteiro que se instalou na cidade e possuía a fama de gostar de comer muito. Mas ao passar à categoria de povoado, o território recebeu o nome de Triunfo de Antas, cidade a qual pertencia. A emancipação política só ocorreu em 24 de fevereiro de 1989.

No texto, o parlamentar ressalta, ainda, que a cultura local é revelada em diversas tradições que permanecem intactas apesar da passagem do tempo, dentre elas o Reisado e o São Gonçalo.

A economia local está pautada na  agricultura, pecuária, comércio e na prestação de serviços. Novo Triunfo tem limites territoriais com os municípios de Antas, Euclides da Cunha, Canudos, Sítio do Quinto, Jeremoabo e Cícero Dantas. 



Compartilhar: