Laerte de Vando saúda povo de Monte Santo

Publicado em: 19/03/2020 17:08

Divulgação/AgênciaALBA
Criada por resolução provincial de 21 de março de 1837, com a denominação de Vila do Coração de Jesus do Monte Santo, a cidade de Monte Santo completa 183 anos de emancipação política no próximo dia 21. Para homenagear a passagem da data, o deputado estadual Laerte do Vando (PSC) protocolou moção de aplausos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Localizado no semiárido baiano, o município teve o nome simplificado em 1929, mesmo ano em que ocorreu a emancipação pela Lei Estadual de 25/07/1929. No documento, o parlamentar conta a história de fundação da cidade, cujas manifestações religiosas atraem visitantes de todo o estado.
"Em outubro de 1775, o Capuchinho Frei Apolônio de Toddi foi convidado para realizar uma missão de penitência na Fazenda Lagoa da Onça, mas deparou-se com uma grande seca e decidiu seguir para o logradouro de gado denominado “Piquaraçá”, onde existia um olho d’água em abundância, localizado no pé da serra. Ao apreciar a serra, o frei convidou os fiéis a transformar o monte em um “Sacro-Monte”, abrindo um caminho e marcando- o com cruzes os passos da Paixão de Cristo. Em primeiro de novembro do mesmo ano, o missionário encerrou a procissão de penitência pedindo aos fiéis que todos os anos visitassem o monte na referida data”, diz o parlamentar.

Laerte também enalteceu as qualidades dos moradores e da terra que encantou cineastas famosos como Glauber Rocha e Dias Gomes, que gravaram no município cenas de dois clássicos do cinema nacional que foi “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e a minissérie “O pagador de promessas", respectivamente".

“Nosso povo é acolhedor e hospitaleiro, gente que trabalha com determinação para o engrandecimento da sua terra natal”, declarou. Para finalizar, o deputado agradeceu aos seus conterrâneos pela confiança depositada nas urnas do último pleito eleitoral, que o conduziram ao mandato de deputado estadual”, concluiu.