Segunda-feira , 06 de Julho de 2020

MÍDIA CENTER

Nelson Leal participa de inauguração da TVE digital em cidades do interior

Publicado em: 02/06/2020 21:01
Setor responsável: Notícia

O presidente da Assembleia Legislativa do Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), participou, na manhã desta terça-feira (2), da inauguração da TV Educativa da Bahia digital nos Territórios de Identidade Velho Chico, Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente. Além dele, também marcaram presença na solenidade realizada de forma virtual os deputados Marcelino Galo (PT) e Ivana Bastos (PSD).


Conforme explicou o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, entre as cidades que passarão a receber o sinal da emissora de televisão pública baiana, estão Barra (canal 10.1), Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato (canal 10.1), Macaúbas (canal 10.1), Luís Eduardo Magalhães (canal 6.1) e Brejolândia (canal 7.1). A TVE é vinculada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). 


O chefe do Legislativo baiano se mostrou bastante satisfeito com a ampliação do sinal digital da TVE, que, segundo ele, levará informação e cultura de qualidade para outros cantos do Estado. Nelson Leal parabenizou o trabalho do secretário Jerônimo Rodrigues e do diretor geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, que expôs, aos prefeitos, parlamentares e gestores presentes à reunião online, a extensa grade de programação da TVE que passará a alcançar os municípios da região, com conteúdos diversificados de educação, jornalismo, esporte, cultura, saúde, música e programação infantil.


“A única arma que temos para combater o coronavírus é o isolamento. E a gente oferecer programação de qualidade para as pessoas ficarem em casa é essencial neste momento. A inauguração do sinal digital da TVE nestes municípios vem em ótima hora. Continuem nesse caminho, que é caminho acertado aqui no Estado”, declarou Leal.


Em seu discurso, o presidente se mostrou bastante preocupado com a pandemia de coronavírus na Bahia, mas destacou as ações conjuntas de prefeitos com o governador estão dando bons resultados. “Nós temos uma curva de casos de coronavírus bem menor aqui do que em outros lugares. Isso se deve ao trabalho do nosso governador e ao trabalho dos prefeitos, que entenderam que é preciso trabalhar de mãos dadas”. 

Leal também destacou que a ALBA tem demonstrado compromisso com os baianos, aprovando em regime de urgência projetos encaminhados pelo Executivo de combate à pandemia. “Muitas vezes, tivemos projetos protocolados pelo governo às 10h da noite e aprovados já no dia seguinte”, citou.  


“O Brasil não está enxergando o tamanho do problema que é a Covid-19. A subnotificação e a falta de testes mostram que o tamanho da pandemia no Brasil é muito maior do que os dados que temos. Nós somos hoje o quarto país em mortes. Se continuar assim, logo alcançaremos o 2º lugar em número de casos e mortes. Quem fez as ações que estão salvando milhares de vidas são os prefeitos e governadores. Precisamos estar ordenados para que as ações cheguem de fato a quem precisa. Precisamos estar cada vez mais próximos. É fundamental que a nossa população permaneça em isolamento. Se sair, tem de usar a máscara. Quanto mais rápido fizermos as ações restritivas, mais rápido sairemos do isolamento. Quanto mais relaxarmos, isso irá nos prejudicar”, afirmou. 


Para o deputado Marcelino Galo (PT), a inauguração da TVE digital na região faz parte de uma maratona de entregas que o governo tem feito com o objetivo de levar a TVE para toda a Bahia. “Nós já fomos ao extremo sul, ao litoral... Agora, estamos indo ao São Francisco. O Estado da Bahia está dando um exemplo para o Brasil. É onde mais avança uma televisão pública de qualidade. Nada melhor do que acessar a cultura através desse instrumento e ver, na tela, os baianos. E ela chega exatamente neste momento crucial, incorporando mais de 300 mil baianos, que poderão ter acesso a tv digital de qualidade. Parabéns a todos e ao governador Rui Costa. Vamos seguir nessa maratona vitoriosa”, elogiou. 


A deputada Ivana Bastos (PSD) também elogiou o trabalho da SEC e do Irdeb na expansão do sinal da TVE a outras regiões da Bahia e disse que vai lutar para que outros municípios também recebam a transmissão da imagem da emissora. “Quero o TVE chegue em todos os meus municípios. Já liguei, falei com o meu senador, meus deputados e vou buscar meios para que o sinal possa ser ampliado”, disse. 


Entre as autoridades presentes ao evento virtual, estavam também os deputados federais Cacá Leão (PP) e Sérgio Brito (PSD) e o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, além do prefeito de Macaúbas, Amelinho.




Compartilhar: