Segunda-feira , 06 de Julho de 2020

MÍDIA CENTER

Morte de José Alberto da Silva Lira consterna Tiago Correia

Publicado em: 30/06/2020 20:32
Setor responsável: Notícia

Por meio de moção de pesar, apresentada na Assembleia Legislativa, o deputado Tiago Correia (PSDB) lamentou o falecimento do médico-veterinário e auditor fiscal federal agropecuário aposentado, José Alberto da Silva Lira, ocorrido na primeira semana de junho.


Comendador da Ordem do Mérito de Medicina Veterinária Brasileira, título outorgado pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, José Alberto da Silva Lira era membro da Academia Baiana de Medicina Veterinária. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-BA) no período de 1981 a 1984, e primeiro diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), de 1999 a 2002.


Segundo o parlamentar, foi na gestão de José Alberto da Silva Lira na Adab que a Bahia foi declarada área livre da febre aftosa, pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). “Somos devedores à sua prestimosa colaboração no assessoramento prestado à implantação dos programas de combate à febre aftosa, sendo mais do que justo atribuir ao seu trabalho a erradicação dessa moléstia animal na Bahia e no Pará”, atestou.


Entre as ações do médico-veterinário, o legislador pontuou a fundação da Secretaria de Defesa Agropecuária do Governo Federal, na qual, como secretário, foi responsável pela Frente Emergencial de combate a Peste Suína Africana (PSA), de 1978 a 1979, trabalho que culminou na erradicação da doença no Brasil em 1984.


“A vida desse pranteado técnico, a quem muito deve a Medicina Veterinária brasileira, foi ponteada por ações meritórias no âmbito de sua especialidade, com destaque para a erradicação da Peste Suína Africana, onde sua participação foi decisiva”, reforçou.




Compartilhar: