Segunda-feira , 06 de Julho de 2020

MÍDIA CENTER

Tom Araújo saúda cinco municípios

Publicado em: 30/06/2020 20:39
Setor responsável: Notícia

O democrata Tom Araújo parabenizou cinco municípios baianos que fizeram aniversário no último dia 13 de junho. Pelos 31 anos de emancipação política e administrativa de Nova Fátima, Cabaceiras do Paraguaçu, Ourolândia, São Domingos e Serra do Ramalho, o deputado apresentou, na Assembleia Legislativa ,moções de congratulações, resgatando a história de cada cidade e desejando às suas populações “dias cada vez mais prósperos e de contínuo desenvolvimento econômico, político e social”.  

 

O povo nova-fatimense é determinado e traz consigo a garra de uma gente forte que sempre lutou para o constante desenvolvimento do município”, elogiou Tom Araújo, lembrando que o município foi desmembrado de Riachão do Jacuípe em 1989. Quanto à São Domingos, ele afirma que a história da localidade se confunde com a determinação de sua gente, que sempre lutou para engrandecer o nome do município com a força do trabalho”.  

 

No documento, o democrata atesta, ainda, que o povoamento da região onde se formou a cidade, à época área pertencente ao município de Conceição do Coité, teve início em 1926, “quando o casal composto pelo Coronel Francisco Pedreira e sua esposa D. Amélia Pedreira, compraram uma grande fazenda no local e a denominaram de Fazenda São Domingos, dada a devoção que tinham pelo santo deste mesmo nome”.   

 

À população de Ourolândia, Tom Araújo manifestou o desejo de que os filhos dessa terra continuem a luta por seus ideais e possam manter-se no caminho certo, elevando cada vez mais o nome desta terra”.  Igual satisfação o parlamentar revelou ao falar do “povo cabaceirense nesta data especial em que a cidade comemora sua emancipação político- administrativa”.  


Terra de belezas naturais”, a exemplo dos rios que banham o município, a história de Serra do Ramalho, destacou Tom Araújo, “traz consigo os traços de uma gente batalhadora, que precisou superar a saída do seu lugar de origem e adaptar-se a outro ambiente, a uma nova realidade”. E foi “pela força dessa gente que, em 13 de junho de 1989, a comunidade alcançou sua elevação à categoria de município, por meio da merecida emancipação político-administrativa”. 

 

A história de Cabaceiras do Paraguaçu também mereceu destaque do democrata, ao recordar que o município já foi distrito de Muritiba e morada do saudoso poeta Castro Alves, que viveu por algum tempo “nessa terra de gente trabalhadora”.  




Compartilhar: