Quarta-feira , 05 de Agosto de 2020

MÍDIA CENTER

Projeto de Salles e Rosemberg faz homenagem a livro de Jorge Amado

Publicado em: 03/07/2020 19:01
Setor responsável: Notícia

 

Um projeto de lei conjunto dos deputados Eduardo Salles (PP) e Rosemberg Pinto (PT) denomina a nova Ponte Ilhéus-Pontal, no município de Ilhéus, como Ponte Gabriela. O equipamento faz parte do principal plano de mobilidade urbana no interior, beneficiando todo a região cacaueira. 
 
Para os deputados nada mais justo do que homenagear uma das obras literárias mais importantes do escritor Jorge Amado e que foi responsável por alavancar o município de Ilhéus no cenário internacional.
 
Ao justificar a decisão, Salles e Rosemberg lembram que Gabriela representa um momento de mudança na produção literária do autor que até então abordava temas sociais. “Nesta segunda fase, faz uma crônica de costumes, marcada por tipos populares, poderosos coronéis e mulheres sensuais”, explicam os parlamentares, na proposta apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). 
 
O livro foi concluído em Petrópolis, Rio de Janeiro, no mês de maio de 1958. Tamanho foi o sucesso que, em dezembro do mesmo ano, foi lançada a 6ª edição, que passou a integrar a coleção Obras Ilustradas de Jorge Amado como tomo décimo quarto, volume XIX em seguidas e sucessivas edições, chegando até a 50ª edição em 1975. 
 
O romance conta com cinco prêmios na categoria artística, sendo o livro do autor com maior número de traduções e adaptações para o cinema, televisão e outros meios de comunicação. 




Compartilhar: