MÍDIA CENTER

Fabíola propõe Comenda 2 de Julho para Jorge Portugal

Publicado em: 06/08/2020 23:13
Setor responsável: Notícia

A deputada Fabiola Mansur (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto para conceder a Comenda 2 de Julho ao educador e ex-secretário estadual da Cultura Jorge Portugal, morto na última segunda-feira (3). A maior honraria do Legislativo baiano será outorgada in memoriam. 

 

Ao justificar o projeto de resolução que homenageia o ex-secretário, a socialistadestacou “a consternação de todo povo baiano com a perda precoce do grande educador, compositor, letrista, poeta e professor Jorge Portugal”. De fato, completou, “trata-se de perda inestimável para a Bahia, para história do nosso Estado e para todo o povo baiano”.

 

Jorge Portugal foi também, na concepção de Mansur, “autor dos programas mais importantes da TV baiana, e muito, muito mais”. Muitas crianças e jovens, afirmou a deputada socialista, “aprenderam a pensar com ele, despertando nelas a vontade de aprender e de estudar”. 

 

“O querido docente Jorge foi um professor que estabeleceu uma comunicação direta e democrática com milhares de pessoas, tinha enorme carisma junto ao povo baiano, principalmente em Salvador e em todo o Recôncavo, do qual era filho”, comentou Fabíola Mansur, para quem “perde a Bahia um dos seus maiores representantes da cultura, da educação e do recôncavo baiano”. Portugal era natural de Santo Amaro. 

 

Para a proponente da homenagem, Jorge Portugal tinha “um sorriso único, uma mente brilhante”. Era militante do movimento negro das lutas antirracistas e da defesa da igualdade.




Compartilhar: