Pedro Tavares se congratula com povo de Buerarema

Publicado em: 16/09/2020 21:50

O aniversário de 61 anos de emancipação política e administrativa de Buerarema, comemorado em 17 de setembro, ensejou uma moção de congratulações do deputado Pedro Tavares (DEM) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), parabenizando o povo da cidade pela data festiva.

Ao inserir, “com muita alegria”, a homenagem na Ata dos Trabalhos da Casa Legislativa, o parlamentar registrou aspectos geográficos do município, como sua localização na Região Sul do Estado; a distância da capital baiana, de cerca de 450 km; e sua população de aproximadamente 18.349 habitantes, segundo dados do IBGE.

O democrata também relatou a formação de Buerarema, com a chegada dos primeiros exploradores portugueses à região no século XVI: “na época, passou a pertencer à Capitania de Ilhéus; com o fracasso das capitanias hereditárias, passou a pertencer à Província da Baía”. Ele complementa a informação, com a composição de um núcleo agrícola em 1910, quando recebendo a denominação de Macuco, e seu posterior crescimento, em 1922, com a Via Pontal - Macuco.

“A economia do município destaca-se na agricultura pela produção de cacau e na pecuária pela criação de muares. Buerarema possui várias indústrias e muitos estabelecimentos comerciais e produz uma das melhores farinhas de mandioca”, descreveu Pedro Tavares. O legislador solicitou ainda que a ALBA, após tramitação regimental, dê conhecimento da moção “ao prefeito Vinícius de Orlando Filho, ao vice-prefeito Gerivaldo Souza Freitas (Geo da Farmárcia), ao ex-prefeito Orlando Filho, a todos os membros da Câmara de Vereadores e a todos os munícipes de Buerarema”.