Talita Oliveira aplaude cientista Jaqueline Goes de Jesus

Publicado em: 12/01/2021 09:47

A baiana Jaqueline Goes de Jesus foi homenageada pela deputada Talita Oliveira (PSL), por meio de uma moção de aplauso apresentada na Casa Legislativa, pela vitória no Prêmio Capes de Tese em Medicina II, edição 2020, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Jaqueline coordenou a equipe que sequenciou, no tempo recorde de 48 horas, o genoma do SARS-CoV-2, no Brasil.
Segundo a parlamentar, o estudo premiado, intitulado “Vigilância genômica em tempo real de arbovírus emergentes e reemergentes”, trata dos principais vírus que assolam o território brasileiro na atualidade “e, também, faz a identificação genética de organismos com maior potencial de causar epidemias no país: zika, dengue, chikungunya e febre amarela”, informou.
No documento, Talita ressaltou a trajetória profissional da cientista, graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, e mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI), pela Fiocruz da Bahia. “Jaqueline desenvolveu toda a sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Patologia (PGPAT), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e realizou doutorado-sanduíche nas Universidades de Oxford e de Birmingham, na Inglaterra”, acrescentou.
PRÊMIO
Sobre o Prêmio Capes de Tese 2020, concedido às melhores teses de doutorado defendidas em 2019, a legisladora pontuou que, no total, 49 trabalhos foram premiados e três escolhidos como vencedores, representando as áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ambientais e Multidisciplinar, Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias e Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras, Artes e Interdisciplinar.
“Criado em 2005, o prêmio é fruto da parceria entre a Capes, a Fundação Carlos Chagas, a Comissão Fulbright, o Instituto Serrapilheira e, mais recentemente, a Dimensions Sciences (DS), uma organização não governamental norte-americana”, esclareceu. Os critérios de seleção, segundo ela, consideram a originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.