MÍDIA CENTER

Bobô propõe campanha nos transportes públicos em defesa das mulheres

Publicado em: 13/01/2021 09:58
Setor responsável: Notícia

Projeto de lei que propõe a divulgação, em transportes públicos, de material para combater a violência contra as mulheres foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Bobô (PC do B).

Segundo o deputado, a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da denúncia em casos de assédio, abuso, violência, exploração sexual ou tráfico de mulheres. A campanha incentiva o contato com a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ligue 180), onde a vítima ou denunciante recebe apoio, informação e o encaminhamento necessário para impedir esse tipo de crime.

“A violência contra a mulher está arraigada na sociedade, desde a sua subjugação, até o fato desta ser morta por questões de gênero. A violência contra a mulher é todo ato lesivo que resulte em dano físico, psicológico, sexual, patrimonial e que tenha por motivação principal o gênero. É importante que sejam criados mecanismos de divulgação e conscientização da sociedade sobre a violência contra a mulher e os meios de denúncia”, explicou o parlamentar.

Durante o período de isolamento social por causa da Covid-19, o número de denúncias de violência contra as mulheres cresceu 54% na Bahia, de acordo com os dados da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180).

Segundo o Monitor da Violência, parceria entre o G1, o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nos seis primeiros meses do ano de 2020, a Bahia registrou um aumento de 18,75% nos casos de feminicídio em relação ao primeiro semestre de 2019. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), 251 mulheres foram mortas entre 2017 e 2019 no Estado.



Compartilhar: