O município de Lauro de Freitas comemora neste domingo, dia 31, o seu 43o aniversário de emancipação política, o que motivou a deputada Lídice da Mata, do PSB, a encaminhar à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa uma moção de congratulações, na qual parabeniza todos os habitantes e faz votos de pleno êxito à sua atual administração.
Lídice observa que o município festeja a data em meio a um consistente processo de mudanças político-administrativas, liderado pela prefeita Moema Gramacho, cujos efeitos já se fazem notar, a exemplo da elaboração, de forma direta e democrática, do orçamento participativo, a ampliação do número de vagas na rede municipal de ensino fundamental, a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a construção de casas populares, entre outros.
A deputada do PSB não se limita a parabenizar dirigentes e munícipes pelo evento. Ela conta a história do município, cuja origem remonta a 1552 quando foi instalada uma missão jesuítica que deu origem em 1758 à Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. O município foi criado em 31 de julho de 1962, com território desmembrado da capital. Pela Lei Complementar Federal no 14, de 08.06.1973, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador.
Lauro de Freitas ocupa o 3o lugar na posição geral do estado em número de indústrias e a 9a posição em quantidade de estabelecimentos comerciais. Na área educacional, detém uma das maiores concentrações de escolas de ensino de nível superior na Bahia. Ao longo dos seus 8,5 km de orla marítima são promovidos campeonatos de diversas modalidades de esportes náuticos.
Pela sua razoável infra-estrutura rodoviária e por estar próximo ao aeroporto internacional de Salvador ? acrescenta Lídice ? Lauro de Freitas vem atraindo investimentos em todos os setores econômicos, inclusive com a expansão do seu parque hoteleiro. "Além disso, suas belas áreas naturais, aliadas às opções de lazer, fizeram com que empresários, políticos, intelectuais e personalidades do meio artístico fixassem residência no município", frisa.
REDES SOCIAIS