A Ouvidoria ALBA é um órgão que promove a comunicação direta entre a sociedade e a Assembleia Legislativa. Fundamenta as suas atividades nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre as atividades da Assembleia Legislativa e a sociedade. É, acima de tudo, um canal direto com o cidadão em conformidade com as leis federais a Lei 12.527/2011 , a Lei 13.460/2017 e a Lei 14.129/2021.
A Ouvidoria Parlamentar da ALBA foi criada pela Resolução 1.773/2005 é um órgão vinculado a Mesa Diretora, dirigida por um Ouvidor Geral, nomeado pelo Presidente da Assembleia. A nomeação do titular da Ouvidoria, é realizada pelo presidente da Alba, a cada dois anos, logo após a eleição da Mesa Diretora, no início da sessão legislativa. A Ouvidoria é competente para receber as denúncias, reclamações, solicitações de providências, sugestões e elogios sobre qualquer serviço prestado pela Assembleia Legislativa, ou de qualquer outra esfera ou poder no estado da Bahia.
Caberá a Ouvidoria Parlamentar:
- Receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as reclamações ou as representações de pessoas físicas ou jurídicas sobre: funcionamento ineficiente dos serviços legislativo e administrativo da Assembleia; Violação ou qualquer forma de discriminação atentatória aos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos; Ilegalidades ou abuso de poder e atos praticados por membros do Poder Legislativo Estadual.
- Propor à Mesa medidas necessárias à regularidade dos trabalhos administrativos e legislativos, bem como ao aperfeiçoamento da organização da Assembleia Legislativa.
- Solicitar à Mesa Diretora que encaminhe aos outros Poderes do Estado, ao Tribunal de Contas do Estado, à Polícia Federal, ao Ministério Público ou a outro órgão competente as denúncias recebidas que necessitem de esclarecimentos ou sobre as quais devam se manifestar.
- Responder aos cidadãos e as entidades quanto às providências adotadas pela Assembleia Legislativa sobre as reclamações ou representações encaminhadas.
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Principais canais de atendimento:
Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira de 08:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30 e Sexta-Feira de 08:30 às 12:00
Contatos: Capital e Região Metropolitana (71)3115-0909 e Demais Localidades 0800-071-6656
E-mail: ouvidoria@alba.ba.gov.br
Correspondência: Palácio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1ª Avenida, 130, CAB,CEP: 41.745-001, Salvador - Bahia.
Whatsapp da Ouvidoria: (71) 9600-9686
Instagram da Ouvidoria: nac_ouvidoria
Biênio 2023-2025
Dep. HASSAN
Ouvidor Geral
Dep. ADOLFO MENEZES
Presidente Alba
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