MÍDIA CENTER

Pimenta congratula-se com os habitantes de Iraquara

Publicado em: 09/08/2005 15:02
Editoria: Diário Oficial

Comunista ressalta riqueza arqueológica
Foto: null

Por iniciativa do deputado Edson Pimenta, do PCdoB, a Assembléia Legislativa registrou em seus anais votos de congratulações pela passagem do aniversário de emancipação política de Iraquara, comemorado no dia 5 de julho. O município foi criado em 1962, com território desmembrado de Seabra, mas a sua história, conforme enfatiza o parlamentar autor da moção, remonta há mais de 12 mil anos, quando por aquele sítio passaram muitos povos pré-históricos, nômades das mais variadas regiões, hoje conhecidas como Goiás, Pernambuco, Além São Francisco, Minas Gerais e tantas outras.

"Naquelas terras são encontrados, para deleite de visitantes e arqueólogos, diversos vestígios da presença de povoações pré-históricas como: pinturas rupestres, fósseis e registros arqueológicos encontrados nas grutas e abrigos abundantes, originados pela formação calcária do subsolo", diz Pimenta, acrescentando que os colonizadores começaram a chegar à região na segunda metade do século XIX, aproximadamente em 1886. "A fertilidade do solo atraiu várias famílias que ali se fixaram, formando o povoado Poço do Manoel Félix", relatou.

Edson Pimenta prossegue contando que a plantação de café foi uma das primeiras culturas produzidas, sendo que mais tarde este produto deu lugar à exploração do ouro e diamante, com o surgimento de diversos garimpos, cuja produção era transportada para as Minas Gerais.

Em Iraquara, conforme Pimenta, está concentrado o maior acervo espeleológico, ou seja, a maior concentração de cavernas da América do Sul. Para conhecer este sítio histórico, o visitante durante as longas e exaustivas caminhadas se deslumbram com a vegetação espinhosa, bromélias, cachoeiras, rios e flores de diversos matizes, culminando com a chegada nas grutas e cavernas, entre as quais se destacam as grutas da Lapa Doce, Azul, Pratinha, Torrinha e Parta Sol.

O representante comunista conclui a moção falando da responsabilidade que tem o prefeito Nino Coutinho em preservar as grandes e exuberantes belezas naturais de Iraquara, o que tem feito com investimento em políticas públicas voltadas para a preservação do rico patrimônio natural e cultural, obtendo êxito que o torna merecedor do respeito e da admiração dos moradores do município e dos turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.



Compartilhar: