Terça-feira , 27 de Julho de 2021

Valente comemora 47 anos de emancipação

Publicado em: 12/08/2005 08:42
Setor responsável: Diário Oficial

O município de Valente completa hoje 47 anos de emancipação político-administrativa. Um dos representantes da localidade na Assembléia Legislativa, o deputado Sandro Régis (PL) fez questão de apresentar uma moção de congratulações para registrar a passagem da data nos anais da Casa.

Ao homenagear o município, o deputado faz uma "viagem no tempo", recordando os primórdios de Valente. Ele afirma que sua origem deu-se em 1800, quando o imaginário popular registra a história do touro bravo que se desgarrou de uma boiada e tomou a direção de uma fonte chamada Caldeirão. "Resistindo à tentativa de diversos vaqueiros que não conseguiram reconduzi-lo ao rebanho, o animal terminou por se precipitar na fonte, morrendo no local. A partir daí, o lugar passou a ser chamado Caldeirão do Boi Valente, em seguida, Caldeirão do Valente e, por fim, Valente", relata.

Com pouco mais de 22 mil habitantes e localizado a cerca de 240 km de Salvador, o município tem sua economia baseada na pecuária de corte e de leite, na caprinocultura, ovinocultura, comércio e produção agrícola, voltada especialmente para o sisal, que, segundo o deputado, tem recebido "um imprescindível apoio do governo estadual".

"Nos últimos anos, a cidade passou por um verdadeiro espetáculo de crescimento, tendo como prefeito um arrojado e competente empreendedor, o ex-gestor João José de Oliveira", elogia o autor da moção, destacando que neste aniversário, o município tem mais motivos para comemorar com a administração do atual prefeito Ubaldino Amaral de Oliveira, "que vem realizando uma gestão voltada especialmente para as áreas sociais, na saúde e na educação, mantendo a esperança de dias melhores para os moradores daquela simpática cidade", frisa Sandro Régis.