MÍDIA CENTER

Jusmari: saudade eterna de Luiz Braga

Publicado em: 16/08/2005 08:06
Editoria: Diário Oficial

Pefelista reverencia a memória do ex-deputado, destaca a amizade pessoal entre suas famílias e apresenta projeto com seu nome para o aeroporto de Barreiras
Foto: null

A deputada Jusmari Oliveira (PFL) reverenciou a memória do ex-deputado Luiz Braga com uma moção de pesar em que destacou a intensa amizade pessoal existente entre eles, que a levou a acompanhar de forma solidária passo-a-passo a longa enfermidade do aliado político. Ela apresentou ainda para exame da Assembléia Legislativa projeto de lei denominando o aeroporto de Barreiras como Aeroporto Luiz Braga, numa homenagem que pretende imortalizar o trabalho desenvolvido em toda a sua vida pública em favor da região oeste do estado.

Luiz Braga dirigiu o Departamento de Aviação da Bahia, órgão da então Secretaria dos Transportes, na época de modernização desse importante vetor para o progresso e o desenvolvimento regional. Na justificativa que anexou ao projeto, detalhou dados da "rica biografia de Luiz Braga, um político e homem público que sempre colocou os interesses da Bahia e dos baianos acima dos seus, dando um exemplo de dedicação, coerência e seriedade difícil de ser superado", frisou.

Jusmari coletou a assinatura de todos os 48 deputados estaduais que compareceram à sessão de ontem do Legislativo estadual e, da tribuna, fez um emocionado pronunciamento falando do "amigo, líder, orientador e companheiro de trabalho" que perdeu ? renovando o seu sentimento de saudade, do seu marido Oziel, prefeito de Luís Eduardo, e de todos os seus familiares. Ela agradeceu o apoio prestado pelo presidente da Casa, deputado Clóvis Ferraz (PFL), neste momento de dificuldade e emoção para os familiares de Luiz Braga e citou o nome dos funcionários da Casa, também amigos dele, que vararam a madrugada no apoio durante o velório.

AEROPORTO

Ela citou os nomes de servidores do Cerimonial, da Guarda, da Comunicação Social, do Serviço Médico e da Segurança, que se desdobraram, "solidários com a dor de Constância, a ?Tancinha?, e de seus filhos" e leu o texto da moção de pesar que protocolou junto à Secretaria Geral da Mesa. A parlamentar custou a conter as lágrimas quando falou da heróica e resignada luta que o amigo travou contra o câncer durante 15 anos, tempo suficiente que Deus lhe concedeu para ver os filhos, jovens ainda, mas rapazes e moças feitos.

Lembrou também com forte emoção a dedicação de "Tancinha", sua amada esposa e companheira que soube acompanhá-lo nesse transe difícil, mas vivendo com intensidade todos os momentos de sua vida, estando a seu lado quando do falecimento, que aconteceu com dignidade e com os filhos todos reunidos ? como estiveram no velório e no sepultamento. Jusmari pretende conseguir a assinatura de todos os 63 deputados para esta moção e o apoio da Casa para aprovar o projeto que dará ao aeroporto de Barreiras o nome desse "político a quem muito deve a região oeste da Bahia".

Ela encerrou a sua moção afirmando que "pelas mãos do professor Luiz Braga, por suas mãos eu tive a honra e o privilégio de ingressar na vida pública, tendo aprendido com ele a lição primordial sobre o valor da verdadeira amizade". Explicou que não se alongava "porque ele não era um homem para os lugares-comuns que a morte provoca", registrando a sua saudade e gratidão eternas.



Compartilhar: