MÍDIA CENTER

Líderes indígenas pedem apoio para demarcar terras

Publicado em: 26/08/2005 09:31
Editoria: Diário Oficial

Ferraz, em companhia de vários deputados, recebeu líderes de tribos pataxós hã-hã-hães
Foto: null

Líderes indígenas de tribos pataxós hã-hã-hães situadas no sul do estado, acompanhados pelo deputado Zilton Rocha (PT), participaram na quarta-feira de uma audiência com o presidente da Assembléia Legislativa, Clóvis Ferraz (PFL). O objetivo do encontro foi pedir apoio do Legislativo baiano no sentido de contribuir para que o Supremo Tribunal Federal julgue a ação que já tem 24 anos e prevê a demarcação definitiva de 54 mil hectares de terra a serem restituídos às tribos. Cerca de 3 mil índios vivem na região.

Também participaram da audiência os deputados Walmir Mota (PPS), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, e José Nunes (PFL). Segundo o ex-cacique da aldeia Caramuru e atual vereador de Pau Brasil Gerson de Souza Melo, dos 54 mil hectares contestados pelos índios, 16 mil já foram retomados, o que gerou um agravamento do conflito com os fazendeiros da região. "Dezesseis companheiros já tombaram nessa luta e, ainda hoje, nosso povo vive ameaçado pela pistolagem. Alguns já não saem mais para a mata para caçar por medo", denunciou.

Ao final do encontro, Ferraz se comprometeu a realizar uma sessão especial na Assembléia para discutir as reivindicações dos pataxós hã-hã-hães. "Tenho grande satisfação em receber os senhores, que são lideranças de seu povo. Vamos conversar com os líderes da maioria e minoria porque uma causa importante como essa terá sempre a atenção desta Casa", afirmou.



Compartilhar: