As associações de pessoas portadoras de deficiências, Apae, aposentados, pensionistas e idosos poderão em breve ter uma linha de crédito especial em entidades do sistema financeiro estadual para aquisição de veículos. Proposta nesse sentido está sendo defendida pelo deputado Gilberto Brito (sem partido), que, para conseguir seu objetivo, apresentou um projeto de lei na Assembléia Legislativa.
De acordo com a proposta do parlamentar, os referidos recursos deverão ser exclusivamente destinados às associações devidamente registradas na Secretaria do Trabalho, As-sistência Social e Esportes (Setras). E a liberação do crédito obedecerá aos critérios usuais das instituições financeiras, respeitada a capacidade de liquidez das entidades.
Na justificativa de seu projeto, já protocolado na Secretaria Geral da Mesa, Gilberto Brito afirma que sua iniciativa poderá contribuir para a mobilização da sociedade. "É louvável e deve ser incentivada e apoiada a organização da população em associações e outras formas de agrupamentos pelo interesse comum. Assim, temos a certeza de que, com a abertura desta linha de crédito especial, muitas associações se credenciarão, buscando cada vez mais qualidade de vida para essas pessoas", afirmou.
O parlamentar destaca ainda que sua proposição visa também "fazer com que o Esta-do cumpra sua parte e garanta a inclusão social, com o que rogamos por sua aprovação." Ele entende que seus pares "deverão se sensibilizar e apreciar a matéria com o carinho que ela merece."
Antes de ser apreciada pelo plenário de forma definitiva, a matéria deverá passar pela análise dos integrantes das comissões técnicas.
REDES SOCIAIS